Elpídio dos Santos (1909-1970) é um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Representativo do universo caipira e eternizado pelos filmes de Amácio Mazzaropi, nunca foi reconhecido como tal por uma simples razão: optou por permanecer em sua São Luiz do Paraitinga, cidade mais musical do interior paulista localizada no Vale do Paraíba.
Para preencher um pouco desta lacuna, o escritor e servidor público do Instituto Federal Alexandre Rezende de Almeida acaba de lançar o primoroso – pra dizer o mínimo – “A Dor da Saudade – O Cancioneiro Caipira de Elpídio dos Santos” (veja como comprar abaixo).
Te podría interesar
O livro é situado na linha do tempo em que Elpídio dos Santos notabilizou-se, principalmente entre as décadas dos anos 1950 e 1960. Foi neste período áureo que assinou, inclusive, diversas trilhas para filmes do genial Mazzaropi, que o considerava seu compositor preferido.
Te podría interesar
Capa do livro "A dor da Saudade"/Foto: Divulgação
Com pouco mais de 360 páginas, o livro é o maior levantamento sobre um cancioneiro inestimável, com inúmeras letras do autor, detalhes das gravações e, sobretudo, comentários riquíssimos a respeito das obras.
“A Dor da Saudade” traz também uma bela apresentação do violeiro e professor Ivan Vilela, pesquisador e outro grande conhecedor da obra de Elpídio.
Estima-se que Elpídio dos Santos tenha deixado mais de mil canções, ainda não totalmente catalogadas pela família. Rezende destaca que pouco mais de 70 delas chegaram ao ouvido do público.
Elpídio é pai, entre outros seis filhos, do cantor e compositor Negão dos Santos, um dos fundadores do grupo Paranga, que desde 1973 divulga a música do pai. Foi gravado por inúmeros intérpretes da nossa música como Amilton, Cascatinha & Inhana, Dircinha Costa, Du Brasil Moreno, Elza Laranjeira, Irmãs Galvão, José Tobias, Laurinha, Mary do Arte, Mazzaropi, Mires de Oliveira, Nei de Fraga, Pinheirinho, Titulares do Ritmo, Oswaldinho e Marisa Vianna, Dércio Marques e, também por Renato Teixeira, Almir Sater, Fafá de Belém, Sérgio Reis, entre outros.
O autor
Alexandre Rezende de Almeida é natural de Pindamonhangaba, munícipio do interior de São Paulo bem próximo à São Luiz do Paraitinga. É mestre em Letras (Estudos Literários) pela Unifesp e graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade de Taubaté.
Como comprar
“A Dor da Saudade – O Cancioneiro Caipira de Elpídio dos Santos”, de Alexandre Rezende de Almeida pode ser adquirido nos endereços: contato@editoraunifesp.com e vendas@editoraunifesp.com.
Outro caminho possível é pelo link https://www.editoraunifesp.com.br/produto/dor+da+saudade+a.aspx ou pelo telefone +55 (11) 3385-4343 ramal 8393.