PATRIOTAS

Humorista reage a ameaças após simular execuções de “patriotas”: “vocês não encenam, matam”

Tiago Santineli viralizou nas redes com o teaser “Bastardos Inglórios”, em que faz piadas com a morte de Olavo de Carvalho e simula execução do Véio da Havan

Cena de Patriotas Inglórios.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en CULTURA el

O humorista brasiliense Tiago Santineli, de Samambaia Sul, passou a receber ameaças de morte após lançar um teaser chamado “Patriotas Inglórios”, para divulgar seu novo espetáculo. O pequeno filme, paródia ao filme “Bastardos Inglórios”, do diretor americano Quentin Tarantino, encena uma “caça” por “patriotas”, com direito a piadas sobre meritocracia, morte de Olavo de Carvalho e o assassinato de um sósia de Luciano Hang, o Véio da Havan, e conta com a participação do rapper Djonga.

Logo após seu lançamento, há pouco mais de um mês, Santineli passou a receber ameaças de morte. Em um dos casos, um homem enviou a ele uma foto mostrando uma arma. Em outro, foi fotografado saindo de casa por alguém que queria intimidar e mostrar que sabia onde ele morava. Alguns shows tiveram até que ser cancelados por ameaças de invasões. Tiago se defendeu ao Metrópoes citando as diferenças entre a violência encenada em um contexto humorístico e a violência prática.

“O pessoal fala: ‘Ah, esse é o amor que venceu?’. Nunca foi minha intenção levar paz e amor para essa galera. Não é isso que eles querem. Paz para quem quer paz. Quem não quer, vai ter de volta o que pediu. Esse discurso aí é muito furado. Minha arma não é a violência, mas o meu discurso ser mais violento para cima deles já é uma boa arma”, afirma Tiago.

“O lado de vocês não encena, mata”

O show de stand-up que veio após o teaser, chamado Antipatriota, alcançou mais de 800 mil visualizações no YouTube e mais de 10 mil comentários. A maior parte veio de pessoas que apoiaram e riram com as piadas de tom político, mas Tiago também recebeu uma enxurrada de críticas, principalmente de conservadores e bolsonaristas.

Tiago reagiu: “a maior parte dos comentários era: ‘Ah, mas se fosse alguém do nosso lado fazendo um negócio desse? Já estaria preso’. Eu tenho que responder: ‘O lado de vocês não faz encenado’. Eles matam de verdade. Mataram uma vereadora, um pai de família em uma festa de aniversário, um mestre de capoeira em 2018, ainda, antes das eleições que eles ganharam, porque estava com uma camisa do Haddad. Sem contar a pandemia, quando muita gente morreu e eles estavam dando risada.”

Veja o teaser abaixo: