UM ODE MUSICAL À CULTURA DE RUA

Hip Hop: evento celebra 50 anos do movimento em grande estilo; veja programação

‘Encontro Estéticas das Periferias’ vai contar com mais de 50 grupos artísticos das periferias de São Paulo e conhecidos artistas brasileiros

Encontro Estéticas das Periferias.Créditos: Encontro Estéticas das Periferias/Divulgação
Escrito en CULTURA el

O evento “Encontro Estéticas das Periferias - Arte e Cultura nas Bordas da Metrópole” vai acontecer nas regiões periféricas de São Paulo e comemora a sua 13º edição com uma grande homenagem aos 50 anos do Hip Hop. A iniciativa é da Ação Educativa em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Formado por mais de 50 grupos artísticos das periferias paulistanas, com uma curadoria coletiva e a presença de grandes nomes da essência do Hip Hop brasileiro, o projeto tem por objetivo contar a história e a força do movimento no país e ao redor do mundo. 

O encontro está previsto para acontecer entre os dias 22 a 27 de agosto, e “esse ano está ainda mais descentralizado e participativo”, de acordo com Mariana, assessora do evento. Em entrevista à Revista Fórum, ela afirma que a programação vai trazer “mais de 80 atividades gratuitas distribuídas nas periferias e também no centro de São Paulo, assim como nos Sescs e no Instituto Moreira Salles”. Dentre os curadores, está o Dj Erry G, na programação do SESC Vila Mariana.

As atividades serão oferecidas em 25 territórios periféricos da cidade. Diversas intervenções artísticas relacionadas ao Hip Hop e às raízes do movimento vão ser os protagonistas da programação da semana que vem. Durante o evento, a expectativa é da presença de cerca de 15 mil pessoas e a mobilização de mais de 3 mil artistas. Vale lembrar que a abertura oficial do Estéticas das Periferias será no dia 24 de agosto, às 20h, no SESC Consolação. 

O espetáculo inédito do “Hip Hop Aos 50 Anos” é a principal atração com a celebração dos quatro elementos centrais do movimento – MCs, DJs, Grafitti e Dança – em uma grande homenagem aos nomes do gênero musical. Parcerias de importantes instituições culturais contribuem para a realização do evento, são elas: Casa das Rosas, SESC, Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural. 

Um dos responsáveis pela programação do projeto, Adriano José, diz que “a escolha do Estéticas das Periferias de homenagear os 50 anos do Hip Hop no mundo e 40 no Brasil foi um processo muito natural para o grupo curatorial, já que estamos falando de grupos que estão na periferia, lugar onde no Brasil e no mundo inteiro a cultura Hip Hop se faz presente, fundante estrutura a maioria dos grupos que são presentes dentro da estética das periferias”. O também representante da Ayó Produções acredita que o evento conta sempre com a participação de muitas pessoas. “Quando foi aventada a possibilidade, teve uma adesão muito grande, muito rápida e foi uma coisa muito natural”, ressaltou José.

"A escolha do Estéticas das Periferias de homenagear os 50 anos do Hip Hop no mundo e 40 no Brasil foi um processo muito natural para o grupo curatorial, já que estamos falando de grupos que estão na periferia, lugar onde no Brasil e no mundo inteiro a cultura Hip Hop se faz presente, fundante estrutura a maioria dos grupos que são presentes dentro da estética das periferias”

Confira toda a programação

Block Party

DJ ErryG. Créditos: Divulgação

A Block Party do SESC Vila Mariana faz uma singela homenagem aos 50 anos do Hip Hop Mundial reunindo uma série de apresentações como: performance com os Dj’s Sete, ErryG (Dos Tambores aos Toca Discos) e Priscilla Groove, beat maker com Black Alquimista, Pocket Show com Gaspar (ZÁfrica Brasil); Batalha de MCs com Mamuti (CPBMC - Circuito Paulista de Batalha de MCs), WinniT (Batalha Central Diadema e Batalha da Matrix - SBC), Maria ZN (Batalha da Norte), Vick Vi (Batalha dos Estudantes - Guarulhos), Cemporcento (Rimadores do Vagão) e Kauan MC (Sexta Free/Batalha Racional); break com Station GangCrew e graffiti com Pixote e Nenesurreal. A apresentação do encontro será do griot, jornalista e escritor Oswaldo Faustino.

  • DATA: 19 de Agosto, sábado
  • HORÁRIO: 14h
  • LOCAL: SESC Vila Mariana
  • ENDEREÇO: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana

Sarau Mocotó 

 Costa Senna. Créditos: Divulgação

O premiado restaurante Mocotó receberá em seu espaço de eventos o Sarau Mocotó. Tendo o poeta Costa Senna como MC, o recital reunirá poetas nordestinos, entre os quais João da Silva, que é filho do poeta Patativa do Assaré. O evento acontecerá na unidade matriz da Vila Medeiros e faz parte das comemorações dos 50 anos do restaurante. O Coletivo Poetas do Tietê e outros convidados também participarão. Além disso, o microfone estará aberto a quem desejar enviar um verso.

  • DATA: 23 de agosto, quarta-feira
  • HORÁRIO: 19h30
  • LOCAL: Restaurante Mocotó
  • ENDEREÇO: Av. Nossa Senhora do Loreto 1100, Vila Medeiros.

Abertura Estéticas das Periferias 2023

Idealizado pela Ação Educativa e construído colaborativamente por 50 coletivos, o Estéticas das Periferias chega a sua 13ª edição mobilizando inúmeros espaços culturais em todas as áreas dos fundões da capital paulistana. Ele será orientado por seis eixos curatoriais (produção cultural de mulheres, direitos humanos, culturas negras, direito à cidade, meio ambiente, futebol e cultura). A abertura será dirigida por Eugênio Lima que promete fazer uma ode musical à chamada cultura de rua. Um espetáculo audiovisual que pretende atravessar de forma poética os 50 anos da maior cultura urbana da contemporaneidade.

  • DATA: 24 de agosto, quinta-feira
  • HORÁRIO: 20h
  • LOCAL: SESC Consolação
  • ENDEREÇO: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque

Palestra “Literatura Periférica e cultura hip hop”, com Heloísa Teixeira (Heloisa Buarque de Hollanda) 

Heloísa Teixeira, empossada na Academia Brasileira de Letras. Créditos: Divulgação

A consagrada pesquisadora da literatura das mulheres, marginais e marginalizados, e recém empossada na Academia Brasileira de Letras, Heloísa Teixeira (Heloísa Buarque de Hollanda), discorrerá sobre a literatura produzidas nas periferias atualmente como manifestação derivada da cultura hip hop que tomou conta das quebradas desde os anos 80. Para a autora o Hip Hop está para os escritores e escritoras das periferias, como o rock estava para os poetas marginais do Rio na década de 1970.

  • DATA: 24 de agosto, quinta-feira. 
  • HORÁRIO: 18h
  • LOCAL: SESC Consolação
  • ENDEREÇO: R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque.
  • MEDIAÇÃO: Eleilson Leite

Gestão de Empreendimento Cultural

Coordenado pelo escritor e empreendedor Ferréz, a atividade vai explorar o ramo editorial com base em suas experiências do nas editoras Selo Povo e Comix Zone, além de falar sobre sua carreira e relação com grandes editoras, como a Companhia das Letras, por exemplo, onde ele está atualmente. Será um bate papo interativo acompanhado de um bom café.

  • DATA: 25 de agosto, sexta-feira
  • HORÁRIO: 18h
  • LOCAL: Indústria 262
  • ENDEREÇO: Rua Bento Luiz de
  • Almeida Prado, 16 - Jardim Nisalves, Itapecerica da Serra

Que cidade é esta? Roda de Conversa: Do ABC à Batalha da Matrix

Batalha de Matrix em SP. Créditos: Divulgação

A atividade pretende refletir sobre a luta de movimentos culturais das periferias para garantir seu direito de manifestação no espaço público. O encontro reunirá: Blackalquimista (Marcos da Silva), Sam (Fabio Santana Santos), Carol Azevedo, Murilo (Murilex), Felipe Choco e Neusa Borges. Ao final da conversa haverá apresentações de quatro rappers convidados.

  • DATA: 26 de Agosto. sábado
  • HORÁRIO: Das 10h às 13h
  • LOCAL: Casa das Rosas
  • ENDEREÇO: Av. Paulista, 37 – Bela Vista

Evento de rearticulação da rede GrafiteirasBR

Formada em 2002 com o objetivo de reunir grafiteiras brasileiras e sul-americanas para fortalecer a participação das mulheres na cena, a rede GrafiteirasBR realiza o Evento de Rearticulação da Rede GrafiteirasBR, em formato de roda de conversa, o encontro promoverá articulações e movimentos de interesse da coletividade.

  • DATA: 26 de Agosto, sábado
  • HORÁRIO: 15h
  • LOCAL: IMS
  • ENDEREÇO: Av. Paulista, 2424 – Bela Vista

Final da 7ª edição do Torneio dos Slams – Estéticas das Periferias

Após uma disputada fase eliminatória, chegou o momento da grande final da 7a edição do Torneio dos Slams – Estéticas das Periferias. O encontro reunindo as seis comunidades de slam finalistas acontece no Instituto Moreira Salles (IMS), e o prêmio final será um troféu e apoio financeiro para produção de um livro.

  • DATA: 27 de Agosto, domingo
  • HORÁRIO: 15h
  • LOCAL: IMS
  • ENDEREÇO: Av. Paulista, 2424 – Bela Vista

Além disso, apresentações de grandes nomes como Nelson Triunfo – um dos responsáveis por trazer o hip-hop ao Brasil – MC Soffia, Dexter, Linn da Quebrada, Thaide, Brisa Flow – a primeira artista indígena a fazer show no LollapaloozaSharylaine, Back Spin, Discípulos do Ritmo, Festa Amem e Rincon Sapiência vão fazer parte do Estética das Periferias, entre outros artistas notáveis.

A celebração das mulheres no movimento Hip Hop, com destaque para artistas do movimento LGBTQIAP+ será um dos atrativos especiais, segundo o projeto, assim como a arte indígena no rap e a comemoração dos slammers, ou “poetry slams” (batalhas de poesia) e vídeos para rememorar todo o repertório do movimento.