A Festa Literária de Paraty Preta (Flip Preta) acontecerá entre os dias 21, 22 e 23 de julho com o tema “Educação Antirracista”. A programação do evento foi feita pelo Quilombo do Campinho, que também será a sede do festival.
A Flip Preta contará com apresentações artísticas e culturais, envolvendo a comunidade, sobre a importância da descolonização da educação. A Lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade da inclusão no currículo pedagógico do ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras, será debatida em rodas de conversa.
Te podría interesar
O festival possuirá um espaço para alimentação, com a gastronomia gerenciada pelo Restaurante do Quilombo do Campinho e produtores comunitários. Além disso, produtos como alimentos de agricultura familiar, mudas de plantas e artesanato também estarão expostos para venda.
Oficinas de leitura e pintura facial infantil, programação de atividades com jogos para crianças e uma área para o lazer dos pequenos também fazem parte da FliP Preta.
Te podría interesar
Outros assuntos que permearão o evento serão: a situação da saúde da população negra e a diáspora africana que marca toda a cultura brasileira. A iniciativa também promove a divulgação do trabalho de escritores negros, com diversos autores convidados.
Confira a lista de convidados:
- Renato Noguera – Doutor em Filosofia pela UFRJ
- Luiz Rufino – escritor do livro “Pedagogia da Encruzilhada”
- Beta Ferreira – escritora
- Bruno Black – escritor
- Jamaika Adriano – escritor e músico
- Elisa Pereira – poeta
- Gessiane Nazário – escritora quilombola
- Pedro Neto – artista visual
- Suane Brazao – escritora e brincante
- TC – ativista e músico
- Mestras Vovó Cici, Adilsa e Dilma
- Mestres Chita, Ivamar, Tuca, Nenê, Moreira e Álvaro
A entrada para a festa é gratuita e acontecerá no Quilombo do Campinho da Independência, localizado no endereço BR Rio-Santos, Km 588, Paraty, Rio de Janeiro.