MISTÉRIO

Efeito Mandela: entenda o que é o fenômeno com relação ao ex-presidente sul-africano

Termo foi criado após uma experiência intrigante da pesquisadora paranormal Fiona Broome

Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul.Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en CULTURA el

Pense no Sr. Monopoly, aquele do jogo. Ele usa óculos ou não? Agora pense na imagem do Pikachu. Ele tem uma mancha preta no final da cauda, certo? 

Se você respondeu sim para as duas perguntas, você foi acometido pelo Efeito Mandela. Na verdade, o senhor do jogo Monopoly nunca usou óculos, nem a cauda do Pikachu tem a ponta preta. 

Isso pode ter te deixado preocupado. Mas você não está sozinho, muitas pessoas também têm essas falsas memórias coletivas. O Efeito Mandela trata justamente disso.

Grande mistério da ciência, o Efeito Mandela é uma crença errada, compartilhada entre diferentes grupos que nada têm em comum, em algo que nunca existiu. O termo foi criado em 2010 pela pesquisadora paranormal Fiona Broome

Durante uma conversa com um grupo de amigos, Fiona mencionou a morte de Nelson Mandela em 1980, enquanto estava preso. A afirmação não foi contestada na roda. Em 2013, porém, foi noticiada a morte do ex-presidente sul-africano devido a uma infecção pulmonar. A pesquisadora estranhou, mas assumiu que apenas confundiu a data.

A surpresa veio quando Fiona comentou com outros grupos de amigos e muitos também achavam que Mandela havia morrido na prisão na década de 80. Eles se lembraram perfeitamente de terem lido a notícia em jornais. A pesquisadora, então, escreveu sobre a experiência curiosa em seu site.

A partir dali, o conceito de falsas memórias se espalhou após muitas pessoas perceberem que tinham recordações de coisas que nunca existiriam.

Tem explicação científica?

A ciência ainda não foi capaz de explicar por que o Efeito Mandela acontece. O funcionamento da memória é tão amplo que essa experiência pode ser causada por diversos motivos

Um fator intrigante é que essas falsas memórias são compartilhadas entre diferentes grupos. Normalmente, acreditamos que a memória é algo muito subjetivo, criado a partir de experiências pessoais. No entanto, o Efeito Mandela mostra que as nossas percepções são afetadas pelo ambiente externo e pela interação social

Apesar de não haver uma teoria que explique o fenômeno, algumas áreas de estudo têm hipóteses sobre suas causas,

A Física Quântica, por exemplo, explica o efeito a partir da dualidade onda-partícula e da existência de realidades paralelas. Já a Psicologia defende que, devido ao fato da memória ser altamente sugestionável, é possível que essas "lembranças" já cheguem modificadas na mente, considerando a influência externa.

Além disso, também existem as teorias da conspiração que afirma que o Efeito Mandela acontece devido a uma "falha na Matrix".