Provavelmente você já se perguntou por que as pessoas registradas em fotografias antigas nunca estão sorrindo, seja as fotos de uma personalidade conhecida datada no século 19 ou 20, seja em alguma foto da sua família. Na maioria delas, é comum observar as pessoas, de todas as idades, muito sérias. Embora não seja possível determinar precisamente a razão por trás dessas expressões nas imagens, algumas hipóteses oferecem insights sobre o que poderia estar por trás das aparências.
Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia examinou aproximadamente 37 mil anuários fotográficos, abrangendo o período de 1905 a 2013. Nas décadas iniciais, as expressões eram predominantemente sérias, mas a partir da década de 1920, observou-se um sutil levantamento nos cantos dos lábios. O sorriso propriamente dito só começou a surgir de forma significativa a partir de 1940.
Te podría interesar
A conclusão a que chegaram é de que o desenvolvimento das estratégias de marketing no início dos anos 20 teria influenciado fortemente nas expressões faciais das pessoas em fotografias cotidianas, além das transformações dos aspectos técnicos das câmeras e culturais.
"Os códigos de etiqueta do passado exigiam que a boca fosse cuidadosamente controlada; os padrões de beleza também exigiam uma boca pequena", diz um artigo de 2005 do The Washington Post. Segundo o diretor da National Portrait Gallery em Canberra e autor de "Uma Breve História do Sorriso", Angus Trumble, o avanço na profissionalização da saúde bucal pode ter contribuído para a popularização dos sorrisos em fotografias antigas.
Te podría interesar
A expressão séria presente nas fotografias do século 19 pode também ser atribuída ao tempo de exposição das primeiras máquinas fotográficas. Esses dispositivos, na época, levavam cerca de cinco minutos para capturar uma única imagem.
Além disso, o contexto cultural desempenhou um papel significativo, especialmente quando a prática da fotografia era restrita a grupos sociais mais privilegiados. Quando uma família investia em uma fotografia, o processo demandava seriedade e concentração, refletindo o "poder" daquela família.
Quando o sorriso apareceu
O surgimento da expressão nas fotos contemporâneas foi impulsionado pelas campanhas publicitárias de empresas fotográficas naquela época. A estratégia de marketing, especialmente da Kodak, visava conectar o ato de fotografar a experiências prazerosas. O slogan da marca em 1908 já insinuava isso: “Guarde seus momentos felizes com a Kodak”.
Durante feriados e datas comemorativas, os fotógrafos passaram a comercializar sessões de fotos para famílias. Com o tempo, devido às inúmeras campanhas publicitárias que associavam felicidade aos produtos fotográficos, as pessoas passaram gradualmente a se habituar a sorrir nas fotografias.