RETROSPECTIVA 2023

Deixaram saudade: relembre os famosos que morreram em 2023

Glória Maria, Rita Lee, Tina Turner, Palmirinha e muitos outros se foram neste ano

Rita Lee..Créditos: Divulgação/Roberto de Carvalho
Escrito en CULTURA el

O último ano foi de despedidas em muitas áreas. O mundo perdeu famosos notáveis em áreas como música, cinema, TV e literatura. Relembre abaixo algumas das personalidades que se foram em 2023.

Glória Maria

O ano começou com uma perda tremenda para o jornalismo. Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro aos 73 anos, após passar um mês internada por conta de complicações de um câncer. A apresentadora do Globo Repórter, responsável por matérias que marcaram o imaginário popular brasileiro, deixou duas filhas adolescentes, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14.

Rita Lee

Em maio, veio o choque. Rita Lee morreu na noite do dia 8, aos 75 anos, após dois anos de luta contra um câncer de pulmão. A informação foi comunicada por sua família nas redes sociais. "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", dizia o post.

Última voz feminina viva da Tropicália e considerada a Rainha do Rock, apesar de que ela mesma não abraçava totalmente o título e preferia ser chamada de “Padroeira da Liberdade”, Rita se aposentou dos palcos em 2012, para aproveitar sua família e seus animais em uma casa reservada, como fez até o fim.

Palmirinha

Um dia antes, em 7 de maio, Palmirinha morreu aos 91 anos, em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ícone da culinária na TV, a Vovó Palmirinha, como era conhecida, estava internada desde o dia 11 de abril.

Zé Celso

Em 6 de julho, morreu o dramaturgo Zé Celso, fundador do histórico Teatro Oficina Uzyna Uzona, aos 86 anos. Celso teve 54% do seu corpo queimado durante incêndio em seu apartamento. Ele deixou o marido, Marcelo Drummond, com quem vivia há anos, mas havia se casado há apenas um mês da data de sua morte, no Teatro que chamava de casa.

Milan Kundera

O escritor tcheco naturalizado francês Milan Kundera morreu em 11 de julho deste ano, no seu apartamento em Paris, aos 94 anos, “após uma longa doença”, como disse o comunicado de sua morte.

Autor de "Imortalidade" (1988) e "A insustentável Leveza do Ser" (1984), Kundera era um dos grandes nomes da literatura mundial pelo seu retrato único de assuntos e personagens que transitavam entre a realidade mundana do cotidiano e o criativo mundo das ideias.

Perdas na música internacional

O ano foi de muitas perdas também na música internacional. No dia 24 de maio, morreu mais uma Rainha do Rock’n Roll, a icônica Tina Turner, aos 83 anos. A cantora estadunidense, dona de sucessos como "What's Love Got to Do with It", "The Best", "Proud Mary" e "Private Dancer", morreu em sua casa em Küsnacht, perto de Zurique, na Suíça, após uma dura batalha contra um câncer intestinal.

Em julho, nos deixou a cantora irlandesa Sinead O’Connor. Seu corpo foi descoberto no dia 26, mas nem a causa da morte nem a data foram divulgadas. A cantora lutava contra problemas de saúde mental, em especial após a morte de seu filho Nevi'im Nesta Ali Shane O'Connor, que se suicidou no ano passado.

Sinead foi um expoente da música irlandesa. Dona do sucesso “Nothing Compares 2 U”, a cantora também ficou conhecida por suas opiniões veementes. Ela falava sobre os direitos da mulher e abusos cometidos pela Igreja Católica e não escondia sua luta contra a depressão.

Em 21 de julho, também se foi Tony Bennett, o último grande cantor da era do jazz, aos 96 anos. Ele convivia com o Alzheimer desde 2016. Bennett lançou mais de 70 discos e ganhou mais de 19 prêmios Grammy. Sua última aparição em público foi em agosto do ano passado, em uma apresentação com Lady Gaga.

Perdas na TV e no cinema

No audiovisual, nomes queridos se foram em 2023. No dia 16 de julho, faleceu a modelo, cantora, compositora e atriz inglesa Jane Birkin.

Conhecida pela música "Je t'aime... moi non plus"  e seu papéis em filmes como “Blow Up”, “Depois Daquele Beijo” e “Kung Fu Master”, uma de suas tantas parcerias com a diretora Agnès Varda, Jane era mãe da também atriz Charlotte Gainsbourg, fruto de seu relacionamento com Serge Gainsbourg. Foi ela, também, a inspiração para as famosas bolsas "Birkin", da empresa de luxo parisiense "Hermès".

A atriz Aracy Balabanian morreu no dia 7 de agosto no Rio de Janeiro (RJ) aos 83 anos. Ela havia sido diagnosticada com um câncer no pulmão no final de 2022. Com mais de 60 produções no currículo, a atriz é lembrada por seus papéis em em novelas como “Rainha da Sucata” e “A Próxima Vítima” e no clássico humorístico “Sai de Baixo”.

No dia 28  de outubro, o ator estadunidense Matthew Perry, eterno Chandler da série “Friends”, foi encontrado morto dentro de uma banheira em sua casa, em Los Angeles, aos 54 anos. A causa de sua morte só foi revelada quase dois meses após o falecimento. Segundo laudo toxicológico, o ator morreu devido a “efeitos agudos de cetamina”, medicamento usado para tratar depressão, mas também como droga recreativa.

Ainda no começo do ano, o mundo foi surpreendido por mais uma tragédia na família Presley. Lisa Marie Presley, a única filha de Elvis Presley, morreu aos 54 anos na noite de 12 de janeiro, dois dias após ter feito sua última aparição pública na cerimônia do Globo de Ouro 2023. A causa da morte só foi informada seis meses depois. A filha de Priscilla Presley morreu após duas paradas cardiorrespiratórias em decorrência de complicações resultantes de uma obstrução do intestino delgado.

Walewska Oliveira

No dia 21 de setembro, o esporte perdeu um ídolo. A campeã olímpica Walewska Oliveira morreu após cair do 17º andar do prédio onde morava em São Paulo (SP). A jogadora de vôlei estaria vivendo problemas no casamento.

A central fez parte da conquista do primeiro ouro olímpico do vôlei feminino em Pequim-2008. Em Olimpíadas, ainda foi bronze em Sidney-2000 e ficou com o quarto lugar em Atenas-2004. Ela se aposentou em 2022, enquanto jogava pelo Praia Clube.