LUTO

Morre Lanny Gordin, um dos maiores guitarristas brasileiros

Músico participou de álbuns icônicos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa durante a Tropicália

Lanny Gordin.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Alexander Gordin, conhecido pelo seu nome artístico Lanny Gordin, morreu na madrugada desta terça-feira (28), data de seu aniversário de 72 anos. O artista ficou cerca de um mês internado devido a um quadro de pneumonia

Considerado um dos maiores guitarristas brasileiros, Gordin participou de álbuns de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa durante a Tropicália, entre o fim dos anos 1960 e começo dos 1970.

Nesse tempo, gravou “Gal Costa” (1969), “Gal” (1969), “LeGal” (1970) e “Fatal - A todo vapor” (1971); “Caetano Veloso” (também conhecido como Álbum Branco, de 1969); “Gilberto Gil” (1969) e “Expresso 2222” (1972). O artista também tocou no disco “Build up”, de Rita Lee, “Carlos, Erasmo”, de Erasmo Carlos, e na música “Chocolate”, de Tim Maia.

Lanny Gordin era filho de pai russo e mãe polonesa, e nasceu em Xangai, na China. Veio para o Brasil por volta dos seis anos de idade e se tornou uma referência na Música Popular Brasileira. Em 2012, entrou para a lista dos "30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão" da Rolling Stone Brasil.

O artista estava afastado dos palcos desde 2016, quando ficou acamado devido ao agravamento dos sintomas da síndrome de Guillain-Barré, doença autoimune. Em 2017, ganhou uma homenagem no documentário "Inaudito", de Gregorio Gananian.