A cidade mexicana de Acapulco, epicentro do furacão Otis, ficou conhecida no Brasil com o seriado de televisão Chaves, exibido no país desde 1984. Transmitidos em 14 países, os três episódios da Saga de Acapulco que apresentaram o balneário para o público internacional são alguns dos mais bem avaliados pelos fãs da série.
Cidade turística mais visitada no México em 2022, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Acapulco localiza-se na costa oeste do país, a mais de 370 quilômetros de distância da capital Cidade do México. A cidade litorânea foi a mais procurada por 4,6 milhões de turistas no ano– e por toda a vila do Chaves na quinta temporada do programa.
Te podría interesar
Como Chaves apresentou Acapulco ao mundo
Exibida em três episódios lançados entre 30 de maio de 1977 e 13 de junho do mesmo ano, a trama tem a viagem de Chaves, interpretado por Roberto Bolaños, para Acapulco como tema central. No programa, as personagens se hospedam em um hotel da cidade após a coadjuvante Chiquinha vencer um prêmio para visitar as praias do local.
No Brasil, a saga completa foi transmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) apenas em 1991, embora o primeiro episódio tenha estreado em 1988. A música "Boa noite, vizinhança", que aparece na última parte, marcou o arco de Acapulco na memória dos telespectadores brasileiros.
A dublagem brasileira, realizada pelo Estúdio Maga, incorporou uma adaptação na versão do programa no Brasil: o dublador do protagonista Chaves, Marcelo Gastaldi, alterou o nome do destino do personagem. No primeiro episódio, a turma viaja para Acapulco, porém o destino nos outros episódios é Guarujá, cidade no litoral do estado de São Paulo.
Em entrevista ao canal do YouTube "Vila do Chaves", o responsável pela tradução dos episódios do seriado para a dublagem, Marcus Fornicela, explicou que o objetivo da adaptação foi de aproximar o público brasileiro do seriado, que teve seu ápice de audiência em meados dos anos 1990, mais de uma década após o lançamento dos episódios.
O furacão Otis
O furacão Otis tocou o solo em Acapulco, no México, e tem causado uma destruição inimaginável na cidade. Com ventos que superam os 300 km/h, a tempestade tem causado preocupação na população mexicana, na defesa civil e nos especialistas em climatologia.
O inesperado aumento de velocidade em poucas horas surpreendeu as autoridades locais e residentes. Às 12h da terça-feira (24), o Otis ainda era uma tempestade tropical, o estágio inicial de um fenômeno climático com ventos de 63 km/h a 118 km/h.
De categoria 5 – com ventos de velocidade acima de 252km/h –, o furacão chegou no continente às 00h35 desta quarta-feira (25), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). De acordo com o secretário de Proteção Civil de Guerrero, Roberto Arroyo, "a previsão era de categoria 1 quando impactasse o solo".
Assista ao episódio de Chaves em Acapulco