O cantor Emicida detonou o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), durante sua apresentação neste domingo (1º), no Festival Mormaço, na capital de Roraima. O motivo foi a censura à apresentação de Johnny Hooker, que também ocorreria no festival, mas foi vetada pelo prefeito, por conta de uma frase dita em 2018.
“Eu também já fui perseguido por causa de uma música. Eu já fui preso por causa de uma música. Uma frase, tirada de um contexto jogada aleatoriamente, pra satisfazer a ideologia que ceifou a vida de uma pá de gente, isso não é cuidar das pessoas”, afirmou sob aplausos. “É muito fácil, irmão, você olhar pra um rio e falar que a água do rio é violenta, se você desconsiderar a margem que espreme aquele rio. Uma frase existe por causa de um contexto. E se a gente não olhar com honestidade pro contexto e perceber que este país é o que mais mata transexuais, a gente nunca vai dar um passo pra frente”, reiterou Emicida.
Te podría interesar
“Então fica aqui meu repúdio, minha tristeza, porque eu acho de verdade que é uma perda, Johnny, e uma perda pra cidade de Boa Vista também, porque vocês deixam de ver um show interessante, que tem circulado pelo Brasil inteiro, e infelizmente não vai passar por Boa Vista nesta ocasião. Espero que em um outra ele consiga fazer isso. Mas fica aqui minha tristeza e meu repúdio. Esse show, provavelmente, era um presente pra cidade de Boa Vista. E fica aqui nossa mensagem em apoio ao irmão”, encerrou.
"Blasfêmia e falta de respeito com o cristianismo"
O prefeito Arthur Henrique cancelou o show que o cantor Johnny Hooker faria no Festival Mormaço, em Boa Vista, no sábado (30), após tomar conhecimento de um vídeo de 2018, em que o artista dizia que Jesus era "bicha" e "travesti".
Te podría interesar
O vídeo foi um protesto de Hooker contra o cancelamento de uma peça teatral sobre Jesus em que a atriz principal era uma mulher trans.
Com o vídeo antigo à tona, políticos locais de direita e evangélicos foram às redes sociais cobrar que o prefeito cancelasse o show. Uma série de comentários acusou Johnny Hooker de "blasfêmia e falta de respeito com o cristianismo".
O prefeito de Boa Vista cedeu à pressão e cancelou o show. Arthur Henrique anunciou a decisão e disse que "uma das atrações foi desaprovada por muitas pessoas através de manifestações públicas [nas redes sociais]".
O show de Johnny Hooker foi contratado pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), que tem status de secretaria na gestão de Arthur Henrique.
"Eu quero pedir desculpas, respeito é algo que eu não abro mão, todos sabem dos meus princípios e dos meus valores, e como prefeito sempre vou fazer o melhor pelas pessoas e pela cidade de Boa Vista. De imediato, iniciamos as tratativas jurídicas e a meu pedido, a Fetec cancelou essa atração do festival", disse.
Hooker agradeceu
Após receber a solidariedade de vários artistas, Johnny Hooker tambpem se manifestou pela sua conta do Twitter: “queria agradecer imensamente o apoio público de @dudabeat, @xamaoficial e @emicida hoje durante o Festival Mormaço em Boa Vista, Roraima, no qual tive meu show CENSURADO por LGBTfobia e pelo prefeito Arthur Henrique! Esse crime não passará em vão!”