O escritor anglo-indiano Salman Rushdie foi atacado nesta sexta-feira (12) momentos antes de dar uma palestra para uma organização beneficente em Nova York, nos Estados Unidos.
De acordo com informações da BBC, um homem invadiu o palco da Chautauqua Institution, onde acontecia o evento, e esfaqueou o escritor no pescoço.
Após o ataque, o autor foi socorrido e levado ao hospital de helicóptero. O entrevistador que o acompanha também foi atacado pelo agressor.
Segundo informações da polícia de Nova York, o homem que atacou Rushdie foi detido e, na hora do ataque, estava vestido de preto e mascarado. Ainda não informações sobre a motivação da agressão.
Salman Rushdie é considerado um dos maiores escritores de sua geração e conhecido por ter posições políticas libertárias.
Em 1988, após publicar o livro "Os Versos Satânicos", Rushdie foi acusado de blasfêmia pelas autoridades do Irã, pois, o seu livro foi considerado ofensivo a Maomé e à fé islâmica. Desde então, o autor vive sob ameaças de morte.
Quando do lançamento de "Os Versos Satânicos", o aiatolá Khomeini defendeu que o escritor fosse assassinado e a perseguição contra o autor foi mantida em vigor pelas autoridades do Irã.
A principal polêmica em torno de "Os Versos Satânicos" está no fato de que Rushdie deu ares ficcionais a vida de Maomé.