LUTO NA TELEDRAMATURGIA

Ator Milton Gonçalves morre aos 88 anos

Milton Gonçalves sofreu um AVC em 2020 e enfrentava problemas de saúde desde então

Milton Gonçalves.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O ator e diretor Milton Gonçalves, que estrelou inúmeras novelas na Globo, morreu nesta segunda-feira (30), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ele havia sofrido um AVC em 2020 e, desde então, segundo sua família, vinha enfrentando problemas de saúde. 

Os familiares do ator informaram ao portal G1, ainda, que Milton Gonçalves faleceu em casa por volta das 12h30. 

Milton Gonçalves nasceu na cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, e participou de mais de 40 novelas na Globo. Seu último trabalho na televisão foi em 2018, interpretando o um catador de materiais recicláveis na novela "O Tempo Não Para". 

Em 2006, Milton Gonçalves chegou a ser indicado ao prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional por sua atuação na novela "Sinhá Moça". Participou ainda de inúmeras novelas de destaque, entre elas "O Bem Amado" (1973), "Pecado Capital" (1975) e "Escrava Isaura (1976). 

O ator era engajado na luta antirracista e lutava por papéis de mais de mais destaque para pessoas negras na televisão. "Que tristeza a perda de Milton Gonçalves. Uma referência de várias gerações, nas artes e na política. Sempre ativo e combativo sobretudo na luta contra o racismo. Meu abraço fraterno à família e amigos", escreveu, ao lamentar a morte do ator, o ativista Douglas Belchior, da Coalizão Negra por Direitos. 

Nas redes sociais, inúmeros artistas, músicos, políticos e internautas no geral prestaram homenagens ao ator.  

Confira