Acontece neste domingo (27) a 94ª Cerimônia do Oscar e, como se sabe, a premiação mobiliza apostas e bolões em quase todo o mundo nos dias que a antecedem.
Além disso, especialistas, a partir de algumas premiações anteriores, cravam aqueles filmes que são os favoritos.
Te podría interesar
Dessa maneira, elencamos e apresentamos alguns motivos que levam os filmes abaixo a serem considerados os favoritos na disputa pelo prêmio de Melhor Filme, o mais importante da cerimônia.
Ataque dos Cães
Dirigido pela cineasta Jane Campion (O Piano), Ataque dos Cães e o recordista de indicações: 12 no total, entre elas, Melhor filme, direção e ator para Benedict Cumberbatch.
O filme narra a história de dois cowboys que ultrapassa as fronteiras da amizade e resvala para uma atração mútua, mas sombreada pelos moralismos de sua época.
Por conta da trama principal, o longa recebeu críticas homofóbicas, que receberam respostas do ator Benedict Cumberbatch que defendeu a obra como uma crítica profunda à heternormatividade e à masculinidade tóxica.
O filme é uma produção da Netflix e está disponível na plataforma.
Duna
Com dez indicações, Duna, que é uma adaptação da clássica obra de Frank Herbert, e dirigido por Dennis Villeneuve (Blade Runner 2049) divide com Ataque dos Cães o posto de favorito para disputar a estatueta de Melhor filme.
No entanto, assim como ocorreu em outras premiações, Duna deve levar para casa a maioria dos prêmios técnicos.
Duna é uma trilogia e a segunda parte será lançada no segundo semestre de 2023.
O filme é uma produção da Warner/HBO e já está disponível na HBO Max.
No ritmo do coração
Apesar de Duna e Ataque dos Cães liderarem o número de indicações, o longa No ritmo do Coração é apontado como aquele que pode roubar a cena da cerimônia e levar para casa o prêmio de Melhor filme.
O filme conta a historia de uma adolescente que á única ouvinte em uma família com pais e irmão com deficiência auditiva. Diante de uma crise nos negócios da família, a jovem fica dividida entre o seu amor pela música e suas obrigações formais.
Dirigido por Slan Heber, a produção chamou atenção por, além de sua qualidade, por ter contratado atores e atrizes com deficiência auditiva.
O filme está disponível no streaming da Amazon, o Prime Video.
Amor, Sublime Amor
Dirigido por Steven Spielberg, esse longa conta a história do jovem Tony e o seu amor à primeira vista no baile do ensino médio em 1957. Simultaneamente a trama central, o filme retrata a disputa entre duas gangues.
Ao todo, Amor, Sublime Amor recebeu sete indicações ao Oscar, entre elas a de Melhor e Diretor.
O longa já está disponível no streaming Disney+.
Por fim, cabe destacar que boa parte dos filmes indicados ao Oscar já estão disponíveis nas plataformas de streaming. Organizamos uma lista que você pode conferir aqui.