ESQUERDA FESTIVA

Veja quem já esteve no Bar do Omar, agora incluso no Guia Oficial do Rio

Famoso por ser um reduto da esquerda, o bar já recebeu figuras ilustres e acaba de ser incluído no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do município do Rio de Janeiro, que é distribuído aos turistas.

Bar do Omar.Parede com arte estilizada do rosto do presidente eleito Lula estampa parede na entrada do estabelecimento.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en CULTURA el

Com uma arte estampando o rosto estilizado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na parede de entrada, o Bar do Omar se tornou um reduto da esquerda no Rio de Janeiro e atração para militantes de todo o país que passam pela cidade maravilhosa. Além da identidade com a esquerda, o bar fica localizado no Morro do Pinto, na região central da cidade. Essas características tornam simbólica a aprovação, nesta quarta (16), do projeto de lei do vereador Tarcísio Motta (Psol) que inclui o Bar do Omar no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município do Rio de Janeiro, material distribuído aos turistas. 

Bombado nas redes sociais, o Bar do Omar, que é conhecido também pela bela vista para a zona portuária carioca, registrou a aprovação com a simplicidade e afeto que caracterizam o negócio familiar: a frase “Precisamos comemorar!” foi postada ao lado de um emoji de coração. O bar do Morro do Pinto já venceu concursos de gastronomia e organiza com frequência rodas de samba no local.

Imagem: reprodução / Twitter.

Consciência de classe

Eleito deputado federal neste ano, Tarcísio Motta é reconhecido pelo apoio a iniciativas culturais na cidade. Em sua conta do Twitter, comemorou a decisão e justificou que “o espaço é famoso pela vista encantadora, animadas rodas de samba, bolinhos deliciosos, cerveja gelada e pela sua consciência de classe”. Em outubro deste ano Motta conseguiu aprovação a um PL que incluiu também a Livraria e Edições Folha Seca, na Rua do Ouvidor, no Guia Oficial e no mesmo roteiro. As duas leis aguardam sanção do prefeito Eduardo Paes.

Omar Jr. e Janja no Bar do Omar, em março deste ano (Reprodução/Instagram).

Além de várias imagens que fazem referência a Lula, ao PT e à esquerda, as informações disponíveis no Google registram que o bar abre de quinta a domingo às 17h13, em clara referência ao número da legenda do Partido dos Trabalhadores. As figuras do seu Omar, dono do bar, e do filho Omar Monteiro Jr. são bastante conhecidas pela militância de esquerda da capital carioca e também nas redes sociais. Não à tôa o bar é destino de diversas personalidades do campo progressista, como a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, que saiu abraçada na foto com Omar Jr. em março deste ano. A frequência de parlamentares da esquerda do RJ, como a deputada federal Talíria Petrone (PSOL), a vereadora Mônica Benício (PSOL), a deputada estadual Renata Souza (PSOL) e a deputada estadual eleita Dani Balbi (PCdoB), além de dirigentes e militantes dos diferentes partidos de esquerda e movimentos sociais também é bastante comum.

Serviço:
Bar do Omar
Aberto de quinta a domingo, das 17h13 às 00h13
Rua Sara, 114, Morro do Pinto, Santo Cristo, Rio de Janeiro/RJ