ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Coletivo da UNB regrava hino da esquerda chilena em apoio a Lula

Canção “El pueblo unido jamas sera vencido” é um épico de combate à ditadura chilena que foi cantada novamente durante a campanha de Gabriel Boric

Coletivo Consciente de Orquestra e Coro.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en CULTURA el

O Coletivo Consciente de Orquestra e Coro da Universidade Federal de Brasília (UNB) regravou uma versão para o português da canção “El pueblo Unido Jamás Será Vencido” para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A música, composta por Sérgio Ortega inicialmente como um hino para a unidade popular do governo, refletindo o espírito por trás da mobilização de massas da classe trabalhadora que tinha eleito Salvador Allende para uma transformação socialista no Chile.

- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui e saiba mais. 

Hino da Resistência

Logo após o golpe de dia 11 de setembro de 1973, a canção se transformou em um hino de resistência contra a ditadura militar instalada. Logo depois, o grupo Inti-Illimani gravou a canção e obteve grande popularidade.

A música foi resgatada durante a campanha vitoriosa do atual presidente chileno Gabriel Boric. O próprio grupo Inti-Illimani a cantou para uma multidão nas ruas de Santiago.

Veja os dois vídeos abaixo: