De artistas a políticos, todos se uniram para lamentar a morte de Elza Soares e afirmar sua relevância artística e social. Ela faleceu nesta quinta-feira (20), em sua casa, de causas naturais. A música brasileira perdeu um mito.
Com personalidade forte e voz estrondosa, Elza, mulher negra da periferia da cidade ícone do país, foi um dos maiores símbolos de força e luta para as novas gerações negras de uma nação historicamente racista e misógina.
Logo após a confirmação da morte de Elza, as redes sociais foram tomadas por mensagens de tristeza e reconhecimento pela importância da artista.
“Descansa uma das maiores do nosso país, representante da resistência e resiliência de seu povo. Dona Elza, missão cumprida! E agora começa a nossa missão: celebrá-la sempre! Que seja recebida em festa, essa incrível mulher de Luz…!”, postou a cantora Maria Rita.
"És a ESTRELA! Seu povo esperou tanto pra revê-la! E reviu! Reviu o seu amor Independente passar na Avenida da forma mais linda possível! Só podemos agradecer por tudo. Consternados! Essa é a nossa despedida! Obrigado, Deusa. NÓS NÃO VAMOS SUCUMBIR NUNCA!", tuitou a Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio de Janeiro, que homenageou a cantora no último Carnaval.