O setor de análise técnica e seleção de projetos da Ancine encaminhou, no dia 2 de julho, o arquivamento do projeto de lançamento comercial do filme “Marighella”, de Wagner Moura. A obra pretendia captar R$ 1 milhão para o lançamento.
Segundo informações do jornalista Jotabê Medeiros, do portal Farofafá, a justificativa do documento que pediu o arquivamento foi a seguinte: “Procedemos ao cancelamento do projeto acima referenciado e encerramento do respectivo processo devido à DESISTÊNCIA DA PROPONENTE em prosseguir com o projeto na Chamada Pública”.
A produtora 02 Cinema foi questionada se teria desistido, de fato, da captação, mas ela não confirmou. “A O2 não confirma essa informação", disse em nota.
A reportagem destaca que a Ancine pode ter cometido crime, no mínimo, de falsificação ideológica.
Sucesso no exterior, Marighella ainda não teve lançamento oficial no Brasil. Pessoas envolvidas com a produção acusam a Ancine de censurar a obra, inclusive Wagner Moura.
“Infelizmente até hoje a gente não conseguiu estrear o filme no Brasil. Isso é muito grave, não só por Marighella, mas acho que todos aqui estão a par que vivemos hoje no Brasil, entre outras coisas, uma situação de censura às artes e à produção cultural”, disse o cineasta em evento realizado em novembro de 2019.
Até o momento, espera-se que a estreia no país aconteça em 20 de novembro de 2021.
Confira a reportagem completa no Farofafá