A exposição “Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020”, com idealização e realização da atriz, autora e diretora Cristina Fagundes, mostrará 20 atores reais de teatro, ao vivo, em poses de atuação. Os personagens vão trajar figurinos e serão identificados com plaquinhas informativas sobre quem eram e o que faziam antes da extinção do teatro no Brasil em 2020.
O evento acontecerá nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), no dia 11 de julho, das 10h às 14h.
A atriz Priscila Assum, por exemplo, aparecerá como uma obra exposta identificada com a placa “Atriz de Teatro Musical. Obra em Carne e Osso. E Afinação. 1,67m – 37 anos. Já a atriz Flavia Espirito Santo será uma obra identificada com a plaquinha: Atriz como Alaíde em “Vestido de Noiva” – Peça de Nelson Rodrigues. Obra em Carne e Osso. E Alucinação. 1,72m – 37 anos.
As "obras", que não estão à venda, serão interativas e responderão ao comando sonoro do público. Quem disser "Viva o Teatro!" ouvirá os atores-obra declamarem frases de textos teatrais clássicos de autores como Nelson Rodrigues, Shakespeare, Maria Clara Machado, Alcione Araújo, Tchekhov, entre outros.
“A ideia é mostrar atores de teatro como peças de museu, obras de uma Arte já extinta, para provocar reflexão sobre a atual crise do teatro no Brasil. Precisamos jogar luz sobre todas as dificuldades que estamos enfrentando para fazer teatro devido à pandemia, à falta de políticas públicas de cultura e à censura. A minha forma de fazer isso é criando”, diz Cristina, que esteve à frente de outros projetos artísticos diferentes durante a pandemia.
Em maio e junho de 2020, Cristina realizou o Clube da Cena Lives que reuniu 43 artistas de teatro entre atores, autores e diretores para encenarem ao todo 30 lives de ficção que aconteciam diariamente nos stories do Instagram. Já em dezembro de 2020 e janeiro de 2021 a atriz encenou seu espetáculo Bastidores, onde a proposta revelava justamente os bastidores de criação de uma peça para o zoom e promovia uma reflexão sobre o fazer artístico em tempos de pandemia. Em maio de 2021, Cristina estreou o manifesto artístico Não-Espetáculo, uma performance ainda em andamento que se propõe a não-realizar um espetáculo toda quarta-feira na porta de um dos teatros fechados do Rio. Sem texto, figurino nem cenário, ela e a atriz Ana Paula Novellino chegam com 2 cadeirinhas e se sentam por 1 hora (tempo médio de um espetáculo) na porta do teatro e não fazem nada. A performance já passou pelos teatros Glaucio Gill, Sérgio Porto, Baden Powell, Villa-Lobos, Café Pequeno e Dulcina.
“Acho que sou boa em ter ideias fora da caixa para o teatro”, brinca a atriz, que em 2013 encenou e dirigiu uma peça teatral que acontecia dentro de um táxi de verdade em movimento. Na trama, três passageiros-espectadores acompanhavam a história dos personagens que entravam no banco de carona durante um percurso que passava por alguns bairros da zona sul do Rio. Na ocasião, a atriz se manifestava contra a escassez de pauta nos teatros administrados pela prefeitura do Rio.
O Museu de Arte Moderna (MAM) fica na Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo. Cumprindo os protocolos sanitários vigentes, os atores estarão usando máscara e pede-se ao público que também as utilize.
Serviço:
Atores de Teatro - Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020
Quando: 11 de julho (domingo)
Horário: 10h às 14h
Local: jardins do Museu de Arte Moderna (MAM)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo
Classificação Indicativa: livre
Valor: gratuito.