Muitos acompanharam aterrorizados a notícia veiculada nesta quarta-feira (29), de um bolsonarista que enviou vídeo para intimidar funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que aprovaram o uso de vacinas contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. No vídeo, ele enforca um cachorro e diz aos servidores que “fará o mesmo com eles”.
A atitude absurda remete imediatamente à cena final da primeira parte do filme “Novecento” (1900), do italiano Bernardo Bertolucci, que faz uma retrospectiva da primeira metade do século XX, com o início das disputas trabalhistas entre socialistas e a ascensão do fascismo.
No filme, o ator Donald Sutherland, que faz o papel de um fascista, pega um gato e o esmaga contra a parede com uma cabeçada para mostrar o que se deve fazer com um comunista, sob aplausos dos amigos e transeuntes.
Veja a memorável cena de Bertolucci abaixo:
Saudações nazistas
A informação e as imagens macabras do bolsonarista foram confirmadas e noticiadas pela jornalista Natuza Nery, da GloboNews.
O homem que mata o cão e faz ameaças reiteradas aos funcionários do órgão federal, ainda de acordo com Natuza, que por razões óbvias não reproduziu as imagens no canal de notícias, usa saudações nazistas e diz estar com “Bolsonaro 2022”. Ele mostra no texto que tem endereços e CPF’s dos técnicos.
“Os senhores irão pagar caro. Irei me deslocar da minha casa no RS até Brasília e irei purificar a terra onde a Anvisa está instalada. Usando combustível abençoado. O apocalipse se aproxima… Mas estarei bem longe quando o Xandão mandar os vagabundos parasitas da PF aqui pra casa”, é um trecho da mensagem eletrônica lida pela jornalista.
Notícias relacionadas
- Após perder filha de 8 anos para Covid, mãe clama por vacinação infantil
- Centrão não quer carregar peso de discurso antivacina de Bolsonaro
- Deputado do PT protocola no STF notícia-crime contra Bolsonaro por ameaças aos técnicos da Anvisa
- Lewandowski envia à PGR pedido de investigação de Bolsonaro por ameaças a técnicos da Anvisa
- Lula: Bolsonaro tem que parar de falar bobagem e de perseguir funcionários da Anvisa
- Moraes dá 48h para que Bolsonaro explique ameaças aos técnicos da Anvisa
- Vacinação de crianças: Anvisa envia a Alexandre de Moraes ameaças feitas a servidores