O projeto social Literatura Espalhada, realizado há 14 anos pela Sociologia e Política - Escola de Humanidades (FESPSP), vai distribuir livros, gratuitamente, na região central de São Paulo. A iniciativa, para celebrar o Dia Nacional do Livro, será realizada nesta sexta-feira (29).
O objetivo da ação é assegurar o acesso do maior número de pessoas a livros de diversos gêneros, além de ressaltar a importância da leitura. Em 2021, a iniciativa chega a sua 15ª edição. Será a primeira desde o início da pandemia da Covid-19.
Com a participação de alunos e docentes da instituição, o Literatura Espalhada começa, tradicionalmente, no campus da Sociologia e Política, à Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, na capital paulista.
Em seguida, em forma de passeata, percorre as ruas do bairro em direção à Praça da República, entregando as obras para comerciantes, moradores, trabalhadores e pessoas em situação de rua.
A concentração está marcada para as 9 horas e a passeata está prevista para ter início às 11 horas. Todos os participantes terão de respeitar os protocolos sanitários vigentes, como o uso de máscara e álcool em gel, durante o percurso. Os livros, que já são tradicionalmente higienizados, neste ano vão receber uma dose extra de cuidados da Biblioteca da Escola.
Missão
A coordenadora do projeto, professora doutora Eliana Asche, entende que a missão do Literatura Espalhada vai além da doação do livro.
“Mais do que oferecer livros gratuitamente, a meta aqui é incentivar a leitura e o compartilhamento de livros, já que o único compromisso que a pessoa assume ao receber um livro é ler e passar para outras pessoas”, aponta.