A cantora e compositora Aline Calixto aproveitou o Dia das Crianças para lançar “Pontinhos de Amor”, seu primeiro trabalho dedicado ao segmento infantil. No disco, que já está em todas as plataformas de streaming, ela convida os pequenos e grandes ouvintes a fazerem um lindo mergulho no universo mitológico dos Orixás e Entidades seres divinos e amigos espirituais, cultuados e encontrados nas religiões e cultura afro-brasileiras.
Nas 15 faixas, Aline traz sua visão enquanto Umbandista para contar cantando um pouco das características dos Orixás, desde suas personalidades, atributos físicos, e os elementos da natureza ligados a cada um deles. Nesse primeiro trabalho, ela nos apresenta 10 Orixás. As outras 4 faixas falam sobre as Entidades encontradas principalmente nos terreiros de Umbanba. “São os nossos espíritos amigos. Cheios de amor e sabedoria, que estão sempre dispostos a dividir conhecimento e nos abençoar. ” Por útimo ela traz a faixa bônus do disco, que é uma encantadora historinha chamada “Festa no Aiyê.
A musicalidade de “Pontinhos de Amor” foi construída com muito carinho e estudo. O alicerce principal foram as percussões. Essas, criadas com base nos ritmos do Candomblé de Angola, que são também amplamente executados em boa parte dos terreiros de Umbanda, se unem a melodias e “barulhinhos”, desenhados por violão, cavaquinho e teclados. Quem assina a Direção Musical é o “parceiro de sempre” da cantora, Thiago Delegado, com Produção Executiva de Joyce Cordeiro, Direção Artística da própria Aline Calixto e, no instrumental, Christiano Caldas (teclados e “barulhinhos”), Bill Lucas (percussão e coro), Thiago Delegado (violão, cavaquinho e coro), e participação especial da sambista Júlia Rocha, em “Oni Beijada”.
A primeira faixa, “Exus e Pombagiras, meus camaradinhas”, parceria com Sérgio Pererê, celebra essas entidades protetoras dos nossos caminhos, com muita alegria e amor.
Em “Saravá vovô, sarava vovó”, segunda faixa, Delegado e Aline descrevem a chegada dos Pretos e Pretas Velhas nos terreiros, com seus elementos de trabalho e a mais verdadeira premissa entoadas por essas vovós e vovôs – “… o amor é o bem maior”.
Na faixa três, a compositora convida a garotada a bailar e saltitar em “Dançando com os caboclos” em um animado samba de roda, que tem como base um ritmo conhecido como “Nagô e o outro uma variação do Congo.
“Oni Beijada” traz toda erêzada para celebrar com Cosme Damião e Doum nos terreiros. É a quarta faixa do disco, composta em parceria com Júlia Rocha que também uniu sua voz e simpatia para alegrar esse mágico encontro.
Na quinta faixa, Aline em parceria com Makely Ka, apresentam “Super Ogum”, o orixá guerreiro e grande amigo, sempre presente ao lado de seus filhos. Com o ritmo Congo, que também é a base do funk brasileiro, “Super Ogum” não vai deixar ninguém parado!
“Dançando com Oxossi”, sexta faixa do disco, assinada em parceria com a cantora e compositora Marina Gomes, traz o Orixá que é o rei das matas, amigo e incansável protetor da natureza. Para entrar na dança com Oxossi é só levantar os braços e balançar ao som do Agueré.
A faixa sete, saúda o orixá da justiça, “Xangô, mestre do amor”, feita em parceria com Tavinho Leoni, sambista da nova geração mineira. No ritmo conhecido como Arrebate, somos levados a mergulhar na história desse querido orixá sempre faz a justiça trazendo amor, paz e união.
A parceria com Tavinho continua na faixa oito “Atotô é Orixá”. Ela já começa trazendo o fragmento de um ponto bastante conhecido dos umbandistas “Atotô Obaluaê, atotô babá, atotô Obaluaê, atotô é Orixá”. E segue contando um pouco da história desse maravilhoso Orixá, que sempre vem com seu corpo coberto de palha.
Em “O dono do Arco-Íris”, nona faixa do disco, Aline conta um pouco da história desse belo e intrigante Orixá, que ora é cobra, ora é arco-iris. Utilizando as palavras do nosso percussionista Bill Lucas, “ para essa canção, lançamos mão de uma “licença rítmica” para beber da fonte do Carimbó. Já nos refrões, utilizamos o toque tradicional desse Orixá, conhecido como Batá ou Savalú.”.
“Vento Bailarino”, décima faixa do disco, traz como parceira Déa Trancoso, vem saudar Iansã, falando dos seus raios, ventos e tempestades. Na batida do Congo, celebramos e dançamos com o vento de Iansã que sopra sem parar!
A faixa 11, celebra a rainha das águas, Iemanjá, e uma parceria antiga da cantora com seu grande amigo viçosense Thyaga. Em “A rainha do mar”, apresentamos Iemanjá a sereia do mar, com seu canto doce e acolhedor.
“Ela mora na cachoeira” é a décima segunda faixa, mais uma assinada por Aline e Dea Trancoso. Trazemos a orixá Oxum e todo seu universo sereiano, permeado por cachoeiras, ouro e muito amor.
A décima terceira faixa apresenta a Orixá “vovó” Nanã. “Nanaê, Nanã” é a primeira parceria musical de Aline com Chico Alves. No refrão trazem um fragmento de ponto de Umbanda para apresentar a mais velhas das Iabás. Uma doce canção embalada pelo ritmo Congo, convida toda a gente a dançar com o balanço doce e harmonioso dessa vovozinha!
“Pombinha de Oxalá”, a última faixa cantada do disco, feita em parceria com Helder Quiroga, soa como uma cantiga de ninar, onde Oxalá o grande pai de todos nos conduz a uma noite de sono tranquila e abençoada. O iníco da música nos traz o pedacinho de um ponto, muito cantando nos terreiros de Umbanda.
A décima quinta faixa, considerada uma faixa bônus do disco, é a única não cantada. Se trata de uma historinha denominada “Festa no Aiyê”. Ela foi escrita por Pai Ricardo, Mãe Sheila, Michelli Pessoa e Gabriel Ricardo, todos pertencentes a CCPJO – Casa de Caridade Pai Jacó do Oriente, que gentilmente toparam fazer parte desse projeto. A historinha conta a descoberta de um livro por Aline. Nele um preto e uma preta velha falam sobre uma grande festa realizada pelos Orixás, na terra, em forma de agradecimento a Oxalá. No livro também são encontradas valiosas informações sobre a formação da terra e cada elemento da natureza que a compõe.
Para ouvir o trabalho lançado hoje, basta entrar nas redes da Aline Calixto:
Site: http://alinecalixto.com.br/ / Instagram: @alinecalixto/ / Canal: http://youtube.com/alinecalixtooficial