Vem crescendo, nas redes sociais, uma onda de solidariedade ao cartunista Renato Aroeira por conta da perseguição que ele vem sofrendo por parte do governo Bolsonaro.
Um abaixo-assinado em defesa da liberdade de expressão, em apoio ao artista e em repúdio ao governo federal já conta com mais de 50 mil assinaturas, e o volume dos apoios segue crescendo.
Na segunda-feira (15), a Secretaria de Comunicação (Secom) de Bolsonaro ameaçou, via Twitter, processar Aroeira por conta de uma charge que associa o presidente ao nazismo por conta de seu incentivo à invasão de hospitais. A ameaça se estende ao jornalista Ricardo Noblat, que compartilhou a charge.
Depois, o ministro da Justiça, André Mendonça, disse que solicitou à Polícia Federal e à procuradoria-geral da República a abertura de um inquérito contra o chargista e o jornalista, invocando a Lei de Segurança Nacional.
"O ministro viu ameaças à "segurança nacional" (sic) numa charge em que Aroeira ironiza as falas do Presidente da República incitando seus seguidores a invadirem e filmarem hospitais. Ao dizer que um desenho de humor leva perigo à integridade do Estado, o ministro expressa um delírio fanático e alimenta as fantasias totalitárias dos criminosos que promovem ataques crescentes contra a democracia no Brasil", diz o texto do abaixo-assinado em solidariedade a Aroeira.
Além do abaixo-assinado, diversos outros artistas prestaram solidariedade a Aroeira criando outras versões da charge que se tornou a base para a perseguição encampada pelo governo.
Confira.