O baterista Japinha foi afastado da banda CPM 22, nesta quarta-feira (10), após ter conversa, de 2012, com uma fã que tinha então 16 anos, vazada pelo perfil ExposedEmo. Na época, ele tinha 36 anos.
"Após os últimos acontecimentos, decidimos pelo afastamento do nosso baterista, Ricardo Japinha, reafirmando nossa posição de não compactuar com atitudes desrespeitosas com quem quer que seja. A banda continua", diz o comunicado do CPM 22.
Nas mensagens, eles falaram de namoro e virgindade. A conversa com o baterista foi divulgada no dia 4 de junho de forma anônima, em um perfil chamado "Exposed emo" no Twitter. Nos últimos dias, a hashtag #exposed tem sido usada em denúncias de abusos e assédio feitas por mulheres.
Japinha disse ao G1 que a conversa retratada no print foi real. Após a fã dizer que tem 16 anos, ele pergunta se ela "já fez amor" e continua fazendo elogios e falando sobre namoro. Ele diz que, ao falar de ciúmes e virgindade, estava brincando.
A repercussão negativa aumentou na terça-feira (9), depois que o baixista do CPM 22, Fernando Sanches, saiu da banda. Ele fez o anúncio no Instagram, mas não disse o motivo.
O baterista, por sua vez, divulgou um texto, na noite desta terça-feira, pelo Instagram, em que diz que "jamais agiria com o intuito de machucar alguém", e reclama de "informações que não condizem com a verdade".
Ricardo Di Roberto, conhecido como Japinha, tocou no CPM 22 durante 21 anos. Ele entrou na banda em 1999, quatro anos depois de sua formação, e tocou em todos os sete álbuns de estúdio (só não participou de demo tapes de 1996 e 1998).
Com informações do G1