Morreu, na madrugada desta quinta-feira (16), aos 87 anos, em São Paulo (SP), Rubens Barsotti, conhecido por todos como Rubinho, o baterista do Zimbo Trio, em decorrência de complicações de operação no fêmur.
Rubinho Barsotti foi integrante da formação original do Zimbo Trio, grupo fundado em 1964 com ele na bateria, Amilton Godoy no piano e Luiz Chaves (1931 – 2007) no baixo.
Rubinho ficou no Zimbo até 2010, quando saiu por problemas de saúde. O grupo ficou conhecido na década de 60 ao acompanhar a cantora Elis Regina, onde além de gravar disco com ela atuou com regularidade no programa O fino da bossa, sucesso de audiência da TV Record entre 1965 e 1967.
Antes do Zimbo, Rubinho já tocava em bailes e chegou a gravar um disco em 1956, como integrante do Brazilian Jazz Quartet, grupo que já incluía o baixista Luiz Chaves, futuro colega de Rubinho no Zimbo.
Na década de 70, ao lado do Zimbo Trio, Rubinho fundou o Centro Livre de Aprendizagem Musical, o Clam , a primeira escola brasileira de música dedicada à música popular e ao jazz. O Clam existe até hoje e é administrada pelo pianista Amilton Godoy, ex-companheiro de Rubinho no Zimbo Trio.
Com informações da coluna de Mauro Ferreira, no Globo