O aclamado diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho respondeu nesta quinta-feira (13) a um comentário feito pelo então deputado federal Jair Bolsonaro, em 2016,em revelado em trecho extra do documentário Democracia em Vertigem.
Na gravação, o hoje presidente questiona se havia algum filme brasileiro concorrendo ao Oscar ou ao Festival de Cannes. Ao ser respondido pela cineasta Petra Costa que havia o longa "Aquarius", o ex-capitão pergunta: "Só esse? E daí?".
"E daí que AQUARIUS é um produto brasileiro feito por brasileiros e que gerou centenas de empregos no Brasil e que foi comercializado em mais de 100 países. AQUARIUS representa o país no exterior. Depois veio Bacurau, ainda maior. Sr. Presidente, o Cinema brasileiro merece o seu respeito", escreveu Kleber Mendonça, autor da obra.
O filme foi escrito e dirigido por Kleber Mendonça e chamou atenção em diversos festivais de cinema no mundo. A produção levou prêmios de melhor filme, direção ou atuação - com a atriz Sonia Braga - em Sidney, Lima, Mar del Plata, Havana, Cartagena e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Também foi indicado ao Spirit Awards, ao Prêmio César, à Palma de Ouro do Festival de Cannes, entre outros.
Em Cannes, a equipe do longa realizou um protesto contra o golpe de 2016 que derrubou a ex-presidenta Dilma Rousseff. A manifestação irritou o ex-presidente Michel Temer, que chegou a subir a classificação indicativa do filme, mas logo baixou. Além disso, o Ministério da Cultura de Temer não colocou Aquarius como concorrente brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.