A cineasta Petra Costa, diretora do filme "Democracia em Vertigem", celebrou na noite deste domingo (9) a vitória do sul-coreano "Parasita" como melhor filme no Oscar deste ano. Em vídeo publicado nas redes sociais, Petra diz que foi um dia histórico para o cinema internacional.
"Dia histórico para o cinema internacional. Viva Parasita, sua crítica social e seu humor genial", escreveu a cineasta, que também concorreu ao Oscar na categoria de melhor documentário. A vitória, no entanto, foi dada ao filme estadunidense “Indústria Americana”.
Parasita, de Bong Joon-Hu, é o primeiro longa de outro idioma que não o inglês a ser premiado na categoria de melhor filme do Oscar. A obra também levou outras três estatuetas nas categorias de filme estrangeiro, roteiro original e direção.
O filme conta a história de uma família pobre sul-coreana que sofre com o desemprego e vive em um porão sujo e apertado. Certo dia, um dos filhos começa a dar aulas de inglês à garota de uma família rica e, ao vivenciar o choque da desigualdade econômica que o separa de sua cliente, começa a bolar um "golpe" contra a família. O garoto passa a ver em seu emprego a possibilidade de ascender socialmente e, literalmente, tirar sua família do buraco.