Escrito en
CULTURA
el
O Secretário do Audiovisual do governo Bolsonaro, André Sturm, não se pronunciou sobre a indicação do filme "Democracia em Vertigem" para o Oscar, apesar de ter parabenizado o coreano "Parasita".
Pelo Instagram, nesta segunda-feira (13), Sturm escreveu: "O melhor filme do Ano!! Recorde de indicações ao Oscar de um filme em língua não inglesa! Não viu ainda??". Segundo o jornal O Globo, o secretário não irá se pronunciar sobre o documentário brasileiro.
Leia também
Felipe Neto ironiza recalque: “Oscar foi comprado pelo PT com dinheiro da Lei Rouanet”
A Secretaria de Cultura informou que a única declaração dada sobre o assunto se limitará a de Roberto Alvim, que disse à Mônica Bergamo que "se fosse na categoria ficção, estaria correta a indicação. Isso só mostra como a guerra cultural está sendo travada não só aqui, mas em âmbito internacional".
Convite a DiCaprio
A cineasta Petra Costa, diretora de “Democracia em Vertigem”, convidou nesta segunda-feira (13) o ator Leonardo DiCaprio para assistir ao documentário que retrata os bastidores do golpe de 2016 logo após a produção ser indicada ao Oscar de 2020 na categoria Melhor Documentário. A postagem ironiza os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao ator.
“Obrigado Leonardo DiCaprio por tudo o que você tem feito pela Amazônia. Eu adoraria que você visse nosso Democracia em Vertigem para entender melhor como as chamas foram acesas”, publicou Costa.
Mais cedo ela destacou a importância do reconhecimento do filme no atual contexto político. “Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa nos ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias”, declarou.