Escrito en
CULTURA
el
Durante disputa para as eleições do Sindicato dos Artistas do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Betti foi acusado de racismo por Milton Gonçalves e Jorge Coutinho. A ação está na 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. Diversos artistas correram nas redes sociais, nesta terça-feira (18), em defesa de Betti, que afirmou não ser racista.
Paulo Betti faz parte de uma chapa criada com intuito de concorrer contra Gonçalves, que é o atual presidente do sindicato. Eles fazem parte de um grupo de Whatsapp chamado “Profissão Artistas”.
Neste grupo, no dia 16 de abril deste ano, Betti publicou a seguinte mensagem, tida como racista por Gonçalves: “A atual diretoria do sindicato está lá há muito tempo e tem uma forte representação negra com Jorge Coutinho e o grande Milton Gonçalves, além do querido Cosme, isso complica bastante a luta, pois pode confundir as coisas”.
O juiz Daniel Werneck Cotta determinou que Betti apresente sua defesa em 15 dias, a contar do último dia 13 de junho. A defesa se apoia no artigo 144 do Código Penal, no qual diz que, se Betti se recusar a dar explicações em juízo, ou o juiz entender que as explicações não são satisfatórias, ele deve responder pela ofensa. Caso condenado, Betti pode pegar de um a três anos de prisão, mais multa.
A eleição da presidência do Sindicato dos Artistas acontecerá 29 e 30 de junho, e 1º de julho.
Entre os que se manifestaram, a atriz Débora Evelyn escreveu: "A Chapa 2 - Renovação e Transparência vem prestar toda solidariedade ao companheiro @paulobetti que tem sido injusta e ostensivamente acusado de racismo, fascismo e nazismo em redes sociais pelo Sr. Jorge Coutinho, candidato à 5ª reeleição para a presidência do SATED RJ."
Lílian Lemertz também se manifestou, em letras maiúsculas: "TODO O APOIO AO GRANDE ARTISTA PAULO BETTI. NÃO CAIA EM FAKE NEWS. NUNCA FOI SOBRE RACISMO."
A atriz Maria Ribeiro, que foi casada com Paulo Betti, também o defendeu. Veja abaixo:
E o ator Zé de Abreu, que compartilhou uma nota da Sociedade Brasileira de Autores:
Com informações da Isto É Gente e do Catraca LivreMilton Gonçalves, mancomunado com outros atores, domina o Sindicato dos Artistas e Técnicos ha anos. É uma mafia que agora usa a acusação de racismo para se perpetuar no poder. Pulhas! pic.twitter.com/imdUJj9tl0
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) 18 de junho de 2019