Escrito en
CULTURA
el
Zuza Homem de Mello é um dos mais importantes críticos e historiadores de música do Brasil de todos os tempos. Com farta obra sobre várias vertentes, tanto da nossa música quanta de obras de outros países, Zuza já foi musicista.
E é exatamente esta característica do autor que o documentário “Zuza Homem de Jazz”, dirigido por Janaína Dalri, que o Canal Curta exibe em primeira mão nesta segunda-feira (22), a partir das 22h20.
O filme tem como referência a influência do jazz na música brasileira. Produzido pela Cine Group, o documentário traça um paralelo entre os dois universos pelas mãos de Zuza, revisitando o seu passado como musicista até os dias de hoje, com depoimentos preciosos e bom material de arquivo.
Amante do jazz, Zuza seguiu para os Estados Unidos no final dos anos 1950 para cursar a School of Jazz em Lenox, Massachussets, e estudar na Juilliard School of Music, em Nova York.
Na School of Jazz, programa para jovens que contemplava entre seus professores alguns dos maiores músicos do jazz, Zuza foi aluno do contrabaixista Ray Brown. Em Nova York, além de seus estudos, o jornalista também estagiou na Atlantic Records como engenheiro de som.
Na cidade, Zuza frequentou os melhores clubes de jazz em seu esplendor, nos anos 1950. No período, ele assistiu apresentações de astros como Duke Ellington, Billie Holiday, Miles Davis, Thelonious Monk e John Coltrane, entre outros.
No documentário, Zuza volta à Nova York e se reencontra com velhos amigos, entre eles Gary Giddins, Steve Ross, Eric Comstock, Wynton Marsalis, Maria Schneider e Bob Dorough, que morreu um ano após as filmagens.
Com informações do Telepadi