Escrito en
CULTURA
el
Recife, capital pernambucana, recebe nesta quarta-feira (17) o lançamento nacional do livro “A Constituição traída - Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula” (Editora Hedra).
A obra surgiu da necessidade do historiador e cineasta Cleonildo Cruz, e da advogada e professora de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Liana Cirne, buscarem organizar uma análise da ruptura institucional que o país atravessa.
Na avaliação dos autores, “a democracia brasileira jaz, colapsada. As instituições inspiram pouca se não nenhuma confiança. Os três poderes se batem, decapitados, procurando no vácuo de poder a oportunidade para seu predomínio: a lei nada vale”, diz Cleonildo.
Em “A Constituição traída: da abertura democrática ao golpe e à prisão de Lula” estão três dos discursos mais marcantes de nossa história política recente: o de Ulysses Guimarães, quando da promulgação da Constituição; o de Dilma Rousseff, no dia em que o Senado ratificou seu impeachment sem crime; e o de Lula, em São Bernardo, logo antes de se dirigir à Polícia Federal para seu cárcere.
Ensaios, artigos e entrevistas
“Estão, também, quinze ensaios e artigos de destacados intelectuais de áreas como o Direito, Economia e Política Sindical que procuram nos escombros a razão de nossa falência democrática. E estão, por fim, entrevistas com personagens fundamentais no processo político da Assembleia Nacional Constituinte, que destrincham os jogos de força que permearam a disputa pela redação Final da Constituição Cidadã”, acrescenta o cineasta, coautor da obra.
O lançamento será nesta quarta-feira (17), a partir das 18 horas, no Café Liberal, à Rua Marquês de Olinda, Recife Antigo. O livro já pode ser adquirido em pré-venda pela Amazon.