Escrito en
CULTURA
el
O cantor e compositor cearense, Tiago Araripe, foi, em 2018, de mala e cuia para Portugal. De lá, mandou o clipe da linda canção “Tudo no Lugar”, segundo ele, “uma composição de travessia e de esperança, de renovação e de amor”, e acrescenta: “uma canção de amor, como resposta aos tempos raivosos que dividiram o Brasil em 2018”, conta.
O vídeo clipe, onde ele divide a canção com a cantora portuguesa Mara, é um mergulho da cineasta Fádhia Salomão na intimidade das gravações da nova canção de Tiago Araripe, realizadas na cidade portuguesa de Almada.
Assista ao clipe e leia o texto sobre a nova canção de Tiago Araripe abaixo:
"Algumas vezes me perguntam como faço as minhas canções. Se primeiro vem a letra ou se é a música que abre caminho. Não é um processo definido. Geralmente, as palavras já chegam acompanhadas de uma melodia, como se não pudessem existir sem que assim fosse. Como se viessem ao mundo para ser cantadas. Não é bem o caso de Tudo no Lugar.
Esta surgiu do movimento que me fez mudar do Recife para uma pacata vila de Portugal. Nasceu melodia, emoldurada pelo som do mar e do meu violão, na ensolarada praia alagoana de Japaratinga. Não parecia precisar de letra, como se bastasse a si própria. E não me ocorria um verso sequer que se encaixasse nos seus acordes.
No entanto, meses depois, voltando da cearense praia de Jericoacoara para Fortaleza com a minha mulher, as palavras começaram a pedir lugar e a se fazerem canção. Palavras de amor, como resposta aos tempos raivosos que dividiram o Brasil em 2018. Coração aberto, deixei-as chegar e ficaram ressoando dentro de mim como um diapasão do que me aguardava no além-mar.
Atravessado o Atlântico, e com o auxílio do violão, lapidei a letra: um verso que não tinha sentido foi substituído, uma ou outra nova palavra passou a soar melhor no conjunto da canção. Então Tudo no Lugar é uma composição de travessia e de esperança, de renovação e de amor.
Vem na sequência do movimento que determinou a realização do EP Na Mala, Só a Viagem, gravado na capital pernambucana como prenúncio de toda essa mudança que empreendi, de país e de estilo de vida. A viagem, da mesma forma que o amor, continua. O destino é chegar aos ouvidos e corações, sejam brasileiros ou portugueses."
Tiago Araripe, em Bombarral, Portugal, janeiro de 2018