Escrito en
CULTURA
el
O documentário “O Muro”, de Lula Buarque de Holanda, que registra as manifestações que tomaram o país nos meses que antecederam o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, estreia no dia 07 de junho no Rio (Estação) e em 14 de junho em São Paulo (Cine SESC).
Veja o trailer aqui.
Distante do premiado “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, o documentário traz uma abordagem nova e um tanto inusitada, a partir do muro de metal construído na Esplanada dos Ministérios, em 2016, para dividir manifestantes contra e a favor de Dilma. O contrassenso é estabelecido pelo próprio local, concebido pelos arquitetos Oscar Neyemeyer e Lúcio Costa como um espaço de união entre os poderes e a população.
E é tomando como símbolo o muro e como objetos principais da narrativa os protagonistas do seu entorno que o documentário se desenvolve. Ao misturar perplexidade e realidade, o diretor conduz o espectador a outros muros mais perenes, mas nem por isso menos vergonhosos, como o de Berlim e o que separa a Palestina de Israel.
Nova Fase de Lula Buarque
O Muro marca uma nova fase na carreira do Lula, que deixa de integrar o quadro de sócios-diretores da Conspiração Filmes – empresa da qual foi um dos co-fundadores, e se dedica a desenvolver o núcleo audiovisual da Espiral. Focado em projetos autorais de cinema, televisão e arte, Lula Buarque também coordena o núcleo de produção de conteúdo, onde trabalha em parceria com profissionais de roteiro, direção, tecnologia e arte, colaborando para diversos projetos com sua vasta experiência nas áreas de criação e produção.
Com informações do Mídia Ninja
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar