Escrito en
CULTURA
el
Para autor de “Chatô” e “Olga”, “querem impor censura prévia”
Por Redação
[caption id="attachment_36260" align="alignleft" width="300"] Fernando Morais pode parar de escrever biografias (Foto: André Barrocal/Cartamaior)[/caption]
Durante o Festival Internacional de Biografias, realizado em Fortaleza, o escritor Fernando Morais anunciou que não vai “mais escrever biografias.” “Querem impor censura prévia”, afirmou o autor de “Olga” e “Chatô”.
"Só quem já passou pela censura sabe o que é ter texto lido antes de seu público, por uma pessoa com poderes de mudá-lo ou proibi-lo", afirmou o escritor.
Perguntado sobre a possibilidade de submeter uma biografia à autorização e edição do biografado, Morais se mostrou contrariado. "Prefiro vender caju na praça Buenos Aires."
O escritor também falou sobre a polêmica com o grupo Procure Saber, que defende autorização prévia e participação dos lucros para os biografados. "Apesar do Djavan falar que estamos nadando em dinheiro, e ter escrito que estamos acumulando fortunas, não tenho onde cair morto, se parar de escrever três meses, falta dinheiro para o supermercado.”
Morais está começando a escrever o que pode ser sua última biografia, sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra contará a vida do petista de 1980 até o fim do segundo mandato, em 2010.