Uma quadrilha foi filmada e fotografada no Distrito Federal (DF) fabricando falsificações do Novel Coronavírus, o primeiro autoteste a receber registro da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De chinelos, sem camisa e sem qualquer cuidado com a higiene, falsificadores fabricam o produto em larga escala e vendem em grupos de WhatsApp, mesmo antes dos originais chegarem às farmácias do DF.
As autoridades, de acordo com a coluna Na Mira, do Metrópoles, foram alertadas pela empresa que recebeu a autorização da Anvisa para comercialização do Novel, a CPMH Produtos Hospitalares.
Alpha Epis Hospitalares
A empresa que produz as falsificações, chamada Alpha Epis Hospitalares, fez uma postagem nos stories do WhatsApp de um teste rápido de Covid como se fosse da Novel, mas o produto é uma imitação barata, segundo os reais importadores.
O item falsificado aparenta ter cotonete mais longo do que o original, e o formato do tubo de coleta é diferente do autoteste aprovado pela Anvisa.
A CPMH informa que a comercialização dos testes falsificados está sendo feita pelas redes sociais. Pontuou ainda que a polícia será acionada para investigar o caso. “Alertamos que produtos falsificados não apresentam a segurança e eficácia atestados para a utilização do autoteste”, informou a empresa em nota.
Com informações da coluna Na Mira, no Metrópoles