De acordo com a pesquisa "Os brasileiros, a pandemia e o consumo", divulgada nesta segunda-feira (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), três em cada quatro brasileiros perderam alguém para a covid-19. Entre os que conhecem alguém que morreu na pandemia, 53% disseram ter perdido um amigo, 25% um parente que mora em outra residência e 15% um colega de trabalho.
O levantamento, realizado em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, mostra que 75% dos brasileiros conhecem alguém que já morreu de covid-19.
A pesquisa apontou ainda que 56% da população brasileira possui atualmente um medo "muito grande" ou "grande" da covid-19. O porcentual sugere um aumento das preocupações, na esteira da segunda onda da pandemia neste ano de 2021. Em julho do ano passado, quando outro levantamento foi realizado, este porcentual era de 47%.
Entre 22% da população o medo atual da pandemia é classificado como "médio" e 9% o qualifica como "pequeno" ou "muito pequeno". Em julho de 2020, 29% das pessoas diziam que o medo da pandemia era "médio" e 10% que era "pequeno" ou "muito pequeno".
Para o levantamento foram ouvidas 2.010 pessoas com mais de 16 anos, nas 27 unidades da Federação, entre os dias 16 e 20 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Com informações do Estadão