Há pouco mais de uma semana, quando já estava prestes a deixar o comando do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou que sistema de saúde do Brasil está "muito impactado, mas não colapsou nem vai colapsar". A declaração foi dada enquanto a maioria dos estados brasileiros convive com mais de 90% de taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) devido à disparada dos casos de Covid-19.
Governadores e prefeitos tem afirmado, diariamente, que Pazuello mente ao afirmar que o sistema de saúde do Brasil não colapsou, e correm contra o tempo para adquirir vacinas, abrir novos leitos de UTI e elaborar novas medidas de restrição para conter o avanço da pandemia.
Desde quinta-feira (18), vem viralizando nas redes sociais uma foto chocante que ilustra a grave situação pela qual o Brasil passa. A imagem mostra um homem já morto no chão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Teresina (PI).
O caso aconteceu na quarta-feira (17). Segundo funcionários da unidade de saúde, o homem, um idoso de 86 anos, chegou ao local em estado grave, com dificuldades respiratórias, carregado nos braços de familiares. Sem leitos e nem mesmo macas disponíveis, os médicos iniciaram o atendimento do paciente no chão. O homem, no entanto, não resistiu e morreu. A causa da morte está sendo investigada, já que o resultado do teste de Covid do paciente ainda não foi divulgado.
Em nota, a prefeitura de Teresina informou afirma que foram empenhados todos os recursos disponíveis na reanimação do paciente. "No entanto, ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito", diz o texto.
"Devido à gravidade da situação, não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca para mudar de local", informou ainda a gestão municipal.
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí está em 91%.
O jornalista Leandro Demori, editor do The Intercept Brasil, compartilhou as imagens em suas redes sociais, com um texto em inglês, e a postagem rapidamente viralizou.
Confira.