Drauzio Varella critica vacinação contra a Covid no Brasil: "Virou uma bagunça"

Segundo o médico, o Ministério da Saúde é comandado por pessoas amadoras que não entendem de imunização em massa

Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

O médico cancerologista Drauzio Varela criticou duramente a condução da vacinação contra o novo coronavírus no Brasil em artigo publicado neste sábado (13) na Folha de S. Paulo. Segundo o médico, falta uma coordenação centralizada e há uma "demonstração inequívoca de incompetência".

Em artigo intitulado "A vacinação contra o coronavírus virou uma bagunça no Brasil", Varela destaca o histórico de eficiência e experiência do Programa Nacional de Imunizações (PNI), mas aponta que esse potencial não tem sido aproveitado em razão da falta de autonomia do PNI e pelo fato de o Ministério da Saúde ser "dirigido por amadores".

"O atual ministro da saúde e as chefias de coordenação que retiraram das mãos do PNI o poder de decisão têm algo em comum com você e eu, prezado leitor: a falta absoluta de experiência com imunizações em massa", escreveu Varela.

Varela critica o fato da distribuição ter sido feita para todas cidades "como se a epidemia ameaçasse todos os municípios com igual virulência" e aponta que não faz sentido a prioridade para alguns grupos.

"Tem cabimento vacinar veterinários, terapeutas, personal trainers, escriturários de hospitais, antes dos mais velhos, que representam mais de 70% dos mortos? É justo proteger essa gente antes dos professores, dos policiais e de outras categorias mais expostas ao vírus?", questionou.

"A distribuição pulverizada das vacinas sem levar em conta a prevalência do coronavírus, as condições do sistema de saúde da localidade e as vagas disponíveis nos hospitais é demonstração inequívoca de incompetência", disse.

O médico destaca o colapso de Manaus e a explosão de uma nova variante mais perigosa para defender que houvesse um remanejamento maior de vacinas para o estado do Amazonas. "É preciso pós-doutoramento em Oxford para ter uma ideia dessas?", ironizou.

CONFIRA AQUI O ARTIGO NA ÍNTEGRA