Deputado por 10 mandatos seguidos, Bonifácio Andrada morre aos 90 anos por Covid-19

Descendente direto do patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, Bonifácio José Tamm de Andrada foi deputado federal entre 1979 e 2019

Bonifácio Andrada (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Deputado federal por 10 mandatos consecutivos - de 1979 até 2019 -, Bonifácio José Tamm de Andrada morreu no início da noite desta terça-feira (5) aos 90 anos vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado em Belo Horizonte desde o dia 16 de dezembro.

Filiado ao DEM, Andrada foi deputado federal por dez mandatos consecutivos e integrou a Assembleia Nacional Constituinte, exercendo 60 anos de atividade parlamentar.

O comunicado da morte do ex-parlamentar foi feito pelo filho, o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos), nas redes sociais.

"Com imensa dor, comunico o falecimento de meu pai, o ex-deputado Bonifácio de Andrada, ocorrido hoje no hospital Mater Dei em Belo Horizonte. Será sepultado amanhã em Barbacena-MG", tuitou Andrada na noite desta terça.

https://twitter.com/lafayetteandrad/status/1346594027794276355

Família
Nascido no dia 14 de maio de 1930, Bonifácio Andrada era filho do ex-presidente da Câmara dos Deputados José Bonifácio Lafayette de Andrada e descendente direto — da quinta geração — do patriarca da Independência Nacional José Bonifácio de Andrada e Silva.

Advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor universitário e político, era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena, criada por ele. Era, ainda, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.