A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcomo, referência no combate à Covid-19, foi uma das primeiras pessoas imunizadas no Brasil com a vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a Fiocruz neste sábado (23).
Dalcomo, que atua no Centro de Referência Professor Helio Fraga da Fiocruz, foi a segunda pessoa vacinada pela fundação com as doses importadas do instituto Serum da Índia. A imunização aconteceu após a certificação do lote.
A pesquisadora se emocionou na última terça-feira (19) ao comentar sobre os problemas diplomáticos que o país enfrentava para a importação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). A fala da cientista foi feita durante a entrega do Prêmio São Sebastião, no Rio de Janeiro.
Na cerimônia realizada neste sábado, outros profissionais de saúde que atuam na linha de frente também foram imunizados.
O primeiro foi o infectologista Estevão Portela Nunes, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz.
Veja como foi a cerimônia: