O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu o "Teste Popular de Covid-19", um dispositivo similar aos testes encontrados em farmácias em um valor até cinco vezes menor. A estimativa dos pesquisadores é que ele custe em torno de R$ 30.
“Temos que pensar na população brasileira, esse é o papel da USP. Todos os dias acordo feliz por ter o privilégio de coordenar uma equipe que está trabalhando incessantemente para produzir ciência de alto nível. A proposta é fazer uma análise em massa da população, com um custo bem mais competitivo e viável para a nossa realidade econômica", disse Frank Crespilho, professor do IQSC e coordenador da pesquisa, ao Jornal da USP.
Segundo os pesquisadores, o novo teste é mais preciso, barato, requer menos reagentes e pode ser produzido integralmente no Brasil. Além disso, o resultado sai em até 10 minutos.
"Estamos buscando inovar em aspectos tecnológicos que permitam a realização de testes de uma forma mais rápida, não perdendo sua seletividade e especificidade. O procedimento de testagem utilizado no Teste Popular de Covid-19 da USP é de fácil execução e não demanda estrutura laboratorial", disse Karla Castro, doutoranda do IQSC e pesquisadora da rede MeDiCo.
Confira a reportagem completa no Jornal da USP