As 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca compradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o instituto Serum, da Índia, finalmente chegaram ao Brasil nesta sexta-feira (22).
A aeronave da Emirates com a carga pousou no aeroporto de Guarulhos após uma semana de indefinições. O Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello, havia montado uma operação para a chegada do imunizantes há exatos sete dias, mas isso acabou não ocorrendo por questões diplomáticas.
O atraso gerou forte pressão sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro na última semana, em especial sobre o chanceler Ernesto Araújo, que havia garantido a liberação das doses.
As doses serão enviadas para a Fiocruz, que fará uma checagem de qualidade e segurança, além da rotulagem dos imunizantes. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição já na tarde de sábado.
A fundação pagou R$ 56 milhões nessas doses. O lote foi contratado com o objetivo de antecipar a vacinação com a Oxford/AstraZeneca, que será produzida nacionalmente na Fiocruz.
Com informações da Agência Brasil e da Fiocruz