A infectologista do Hospital Sírio Libanês, Mirian Dal Ben, afirmou que a Covid-19 será uma doença que continuará circulando mesmo após a vacinação, que se inicia nesta segunda-feira (18) em todo o país. Segundo a médica, no entanto, o vírus não deve produzir novos surtos.
"Há bastante evidências de que, muito provavelmente, a covid-19 vai virar uma doença endêmica, que ficará circulando. Não dará surtos se conseguirmos atingir a cobertura vacinal necessária, mas será uma doença que vai continuar existindo e, portanto, deverá permanecer no Programa Nacional de Imunização (PNI)", afirmou a infectologista em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou nesta segunda que o modelo de vacinação contra a Covid-19 se repetirá no ano que vem. “Nós continuaremos tomando vacina para o coronavírus todos os anos, em uma estratégia de vacinação que será definida pelo SUS”, disse durante evento simbólico com governadores para iniciar a distribuição da vacina.
Um estudo recente publicado na revista Science também aponta para uma permanência do vírus mesmo após a vacinação. Segundo a pesquisa, quando a maioria da população estiver vacinada, a doença começará a se atenuar e produzirá uma infecção assintomática em adultos.