O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) foi atacado por comerciantes que se manifestavam pedindo a reabertura das lojas em Ribeirão Preto, nesta quarta-feira (15). Os manifestantes agrediram o carro particular do mandatário municipal com socos e chutes.
Segundo o G1, o veículo foi danificado quando o prefeito saiu do Palácio Rio Branco, sede da prefeitura da cidade, e entrou no carro, que foi cercado pelo grupo de cerca de 50 comerciantes. Os manifestantes foram detidos pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Polícia Militar.
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto afirmou que "todos os movimentos foram registrados por meio de imagens filmadas e fotografadas", e que aqueles que praticaram ou incitaram atos de violência deverão responder por atos criminosos.
Desde o início da pandemia do coronavírus, em março, o comércio ficou aberto por 15 dias na cidade, no período em que a região foi classificada pelo governo de São Paulo como "fase laranja" no plano de reabertura do estado. Em 15 de junho, a cidade voltou a ser colocada na "fase vermelha", em que só é permitido o funcionamento de serviços essenciais.
Em julho, já foram realizadas três manifestações por comerciantes contra as medidas restritivas mantidas pelo prefeito. O município já registrou mais de 8.000 casos de Covid-19 e se aproxima de 300 mortes.