Os vereadores Márcio Martins, Reginauro Sousa e Julierme Sena, do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) de Fortaleza tentaram invadir nesta sexta-feira (12) o hospital de campanha do estádio Presidente Vargas, que recebe pacientes com coronavírus na capital cearense.
Leia também: Bolsonaro pede que apoiadores invadam e filmem hospitais de campanha
A tentiva de invasão ocorreu um dia depois que Jair Bolsonaro incitou apoiadores a invadirem e filmarem hospitais de campanha para tratamento da Covid-19 que, segundo ele, estariam com leitos desocupados.
"A gente ia entrar e confirmar a ociosidade de leitos. Iríamos pedir documentos que comprovem a rotatividade de altas e o fluxo do hospital", disse Martins. Ele afirma que iria filmar "porque é o único jeito de a população acreditar".
A entrada dos vereadores, no entanto, foi barrada porque a Prefeitura de Fortaleza disse que eles não tinham autorização.
Márcio Martins afirma que o hospital conta com 224 leitos ativos, e diz ter recebido informação da direção médica, durante a tentativa de entrada nesta sexta-feira, de que 64 estariam ocupados. No entanto, de acordo com a plataforma IntegraSUS, que reúne indicadores da Covid-19 no Ceará e dispõe de informações sobre ocupação de leitos, o número de leitos ativos no hospital do PV atualmente é de 136.
Conforme dados atualizados às 20h05min desta sexta-feira, 12, são 34 leitos de UTI e 102 de enfermaria. Destes, nove leitos de UTI estão ocupados, contra 51 de enfermaria.