O jornal Estado de Minas publicou uma capa histórica para criticar com veemência as atitudes irresponsáveis de Jair Bolsonaro, diante da tragédia provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Com fundo preto, simbolizando luto por milhares de mortes causadas pela doença, o jornal publicou a frase “Uma gripezinha”, em alusão à definição que o presidente deu à Covid-19, demonstrando total menosprezo pelo caos social provocado pela pandemia.
“Depois da facada, não vai ser gripezinha que vai me derrubar, não. Tá ok? Se o médico ou o Ministério da Saúde recomendar um novo exame, eu farei. Caso contrário me comportarei como qualquer um de vocês aqui presente”, declarou Bolsonaro, durante coletiva, no dia 20 de março.
No meio da página, a edição coloca como manchete: “9.897 brasileiros mortos”, se referindo à quantidade de vítimas fatais da doença.
Embaixo, outra frase emblemática do presidente: “Está todo mundo convidado: 1.300 pessoas no churrasco”.
Deboche
Bolsonaro debochou das críticas que tem recebido e prometeu promover um churrasco neste sábado (9). Ele foi aumentando o número de convidados como forma de ironia.
Diante de seus apoiadores na porta do Palácio do Alvorada, nesta sexta (8), o presidente, rindo, foi inflando o número aos poucos. Inicialmente, ele havia anunciado que iriam 30 pessoas na confraternização, aumentou para 500, depois 800, 1.300, e terminou anunciando 3 mil.
“Quem estiver aqui amanhã a gente bota para dentro. Três mil pessoas no churrasco amanhã”, disse o ex-capitão.