Biólogo e doutor em virologia, Atila Iamarino afirmou em sequência de tuítes nesta sexta-feira (8) que foi "otimista" ao prever que o coronavírus mataria cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil ao analisar um novo estudo do Imperial College, de Londres, sobre a Covid-19 no país.
"Sabe o número de 1 milhão possíveis mortos que dei na última live? Calculei assumindo 0,7% de fatalidade por quem pega. Com base na correção deles, fui muito otimista. Por mais que brasileiros sejam novos, a infra de muitas regiões é ruim", afirmou o biólogo.
Segundo Iamarino, o novo estudo corrige a fatalidade por infecção por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que ficaria entre 0,7% e 1,2% no Brasil. A previsão que ele havia feito era sobre 0,7% de fatalidade.
O biólogo ainda fez uma análise alarmante sobre a situação no Amazonas, um dos principais epicentros da pandemia no país, que segundo estudo já teria 10% da população infectada.
"Amazonas ter 10% de pessoas infectadas explicaria o que estamos vendo de mortes e mortes subestimadas. Para estarem nesse número, ou a transmissão foi absurda (difícil dada a demografia) ou o vírus entrou mais cedo, talvez via Zona Franca, o que acho mais provável", diz.