A Osklen, marca de roupas da elite do Rio de Janeiro, anunciou um kit com duas máscaras de proteção por R$ 147, em uma campanha especial para a pandemia de coronavírus chamada "Respect & Breathe" (Respeitar e respirar). Para cada kit vendido até o fim de maio, a marca doaria uma cesta básica para a comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.
Lançada na última terça-feira (5), a campanha recebeu uma enxurrada de críticas e, menos de 24 horas depois, foi retirada do site da empresa nesta quarta (6). Publicações nas redes sociais questionaram como uma campanha que se diz solidária quer vender máscaras a R$ 147, quando o preço em costureiras varia entre R$ 5 e R$ 10 e uma cesta básica custa cerca de R$ 70.
A Osklen chegou a justificar que as máscaras eram feitas por "bravas costureiras" em período de isolamento e que o lucro da empresa era de apenas 7%, dando a entender que os clientes pagavam pelas cestas básicas. As críticas nas redes sociais só aumentaram.
A marca fundada por Oskar Metsavaht tem aceitação na elite carioca e é especializada em moda praia, chinelos e camisetas regatas, mas a preços sempre exorbitantes.