Uma equipe de pesquisadores dos Países Baixos realizou um experimento que classificam como “bem sucedido”, ao desenvolver um anticorpo que seria capaz de bloquear a ação infeciosa do novo coronavírus.
O estudo, realizado pela Universidade de Utrecht, foi publicado nestes segunda-feira (4), pela revista científica Nature Communications, e mostra que o anticorpo poderia ajudar a prevenir ou a curar a infecção covid-19, causada pelo vírus.
Uma das passagens do artigo que explica os resultados do experimento, diz que “os anticorpos monoclonais direcionados a locais vulneráveis nas proteínas da superfície viral são cada vez mais reconhecidos como uma classe promissora de medicamentos contra doenças infecciosas e têm demonstrado eficácia terapêutica para vários vírus”.
O anticorpo identificado pelos holandeses recebeu o nome científico de 47D11. Entretanto, os próprios pesquisadores pedem cautela, já que se trata de um experimento preliminar, que não foi testado em seres humanos, e que, portanto, seu processo de ação ainda requer novos estudos.