De acordo com um artigo publicado nesta semana pela revista The Lancet, a China teve sucesso em um dos seus experimentos para desenvolver uma vacina contra o coronavírus.
O estudo é o mais adiantado dos cinco projetos chineses que participam da corrida mundial pela vacina, e acaba de apresentar os resultados dos seus primeiros testes em humanos.
Segundo o artigo publicado na revista especializada, a vacina chinesa se mostrou segura, foi bem tolerada pelos pacientes e, o mais importante, se mostrou capaz de gerar a resposta imune esperada contra o novo coronavírus.
Este ensaio clínico foi realizado pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim, e provado em 108 adultos, que ficaram em observação durante 28 dias. Segundo os pesquisadores, a vacina produziu anticorpos nos pacientes e fez com que as células T soubesse reagir aos ataques do vírus e evitar a infecção covid-19.
“O ensaio demonstra que uma dose única desta vacina para produz anticorpos específicos em 14 dias”, explicou o investigador Wei Chen, responsável pelo estudo.
Contudo, esta é somente a primeira fase de testes clínicos. Outras duas fases devem ser realizadas nos próximos meses. “Estes resultados dão uma visão prometedora para o desenvolvimento da vacina, mas faltam etapas para ela possa estar totalmente pronta e disponível no mercado para todos”, completou Chen.