A vacina que a China está desenvolvendo contra o coronavírus será um “bem público mundial”. Ao menos essa é a promessa do presidente do gigante asiático, Xi Jinping.
A declaração do mandatário chinês se deu através de vídeo conferência, pela qual fez seu discurso na 73ª Assembleia Mundial da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ele disse que seu país está comprometido a “facilitar o acesso ao medicamento para todos os países e todas as pessoas”.
Durante sua intervenção, Jinping não ignorou os questionamentos que os Estados Unidos e alguns de seus aliados europeus enfatizam, com respeito à responsabilidade do país na origem da pandemia.
O presidente chinês assegurou seu país “sempre foi transparente”, e que ele é favorável a uma “avaliação completa das respostas dadas por todos os países do mundo (incluindo a China), e que esta aconteça uma vez superada esta crise”.
Para finalizar, Jinping afirmou que a China distribuirá cerca de 2 bilhões de dólares nos próximos dois anos aos países em desenvolvimento que foram afetados pelo coronavírus, como forma de colaborar com sua recuperação econômica pós-pandemia.